Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES |
Autor(es): | Silva, Leidiane Cristina Monteiro |
Primeiro Orientador: | Silva, Olímpia Olímpia Vaz dos Santos |
Resumo: | Este artigo visa abordar a importância da formação continuada para os docentes, em especial os que atuam no Ensino Fundamental I. O estudo se compôs de uma pesquisa bibliográfica, mostrando o que a legislação menciona sobre a formação continuada de professores, bem como a pesquisa de autores que abordaram o tema. Assim, buscou-se averiguar como essa formação pode impactar o desempenho dos docentes em sua prática e proporcionar a melhoria da qualidade do ensino. Averiguouse também como a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, modificou o formato das aulas que, de presenciais passaram a ser online, e depois adotou-se o modelo híbrido de ensino, exigindo dos professores o domínio das tecnologias e o uso de novas metodologias. Isso fez com que se tornasse imprescindível ao docente buscar sempre se aperfeiçoar para atender à nova realidade. |
Abstract: | This study aims to discuss the importance of continued education for teachers, mostly the ones working with Elementary School. For this purpose, a bibliographical research was made for reporting what the education laws mention about continued education, along with specialists’ studies about this subject. All of that, in order to check how this continued formation can affect teachers’ performance in their practice as well as the improvement of the quality of education for the students. It is also going to be mentioned how the COVID-19 pandemic reshaped classes, going from happening in the classrooms to an online format and then to a hybrid context. All this required some new abilities from teachers, such as mastering new technologies, using new teaching methodologies and making indispensable for teachers to improve themselves when serving this new reality. |
Palavras-chave: | Formação Continuada, Docente, Educação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782 |
Data do documento: | 10-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Leidiane Cristina.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.