Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES
metadata.dc.creator: Silva, Leidiane Cristina Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olímpia Olímpia Vaz dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este artigo visa abordar a importância da formação continuada para os docentes, em especial os que atuam no Ensino Fundamental I. O estudo se compôs de uma pesquisa bibliográfica, mostrando o que a legislação menciona sobre a formação continuada de professores, bem como a pesquisa de autores que abordaram o tema. Assim, buscou-se averiguar como essa formação pode impactar o desempenho dos docentes em sua prática e proporcionar a melhoria da qualidade do ensino. Averiguouse também como a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, modificou o formato das aulas que, de presenciais passaram a ser online, e depois adotou-se o modelo híbrido de ensino, exigindo dos professores o domínio das tecnologias e o uso de novas metodologias. Isso fez com que se tornasse imprescindível ao docente buscar sempre se aperfeiçoar para atender à nova realidade.
Abstract: This study aims to discuss the importance of continued education for teachers, mostly the ones working with Elementary School. For this purpose, a bibliographical research was made for reporting what the education laws mention about continued education, along with specialists’ studies about this subject. All of that, in order to check how this continued formation can affect teachers’ performance in their practice as well as the improvement of the quality of education for the students. It is also going to be mentioned how the COVID-19 pandemic reshaped classes, going from happening in the classrooms to an online format and then to a hybrid context. All this required some new abilities from teachers, such as mastering new technologies, using new teaching methodologies and making indispensable for teachers to improve themselves when serving this new reality.
Keywords: Formação Continuada, Docente, Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782
Issue Date: 10-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Leidiane Cristina.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.