Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES
Autor(es): Silva, Leidiane Cristina Monteiro
Primeiro Orientador: Silva, Olímpia Olímpia Vaz dos Santos
Resumo: Este artigo visa abordar a importância da formação continuada para os docentes, em especial os que atuam no Ensino Fundamental I. O estudo se compôs de uma pesquisa bibliográfica, mostrando o que a legislação menciona sobre a formação continuada de professores, bem como a pesquisa de autores que abordaram o tema. Assim, buscou-se averiguar como essa formação pode impactar o desempenho dos docentes em sua prática e proporcionar a melhoria da qualidade do ensino. Averiguouse também como a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, modificou o formato das aulas que, de presenciais passaram a ser online, e depois adotou-se o modelo híbrido de ensino, exigindo dos professores o domínio das tecnologias e o uso de novas metodologias. Isso fez com que se tornasse imprescindível ao docente buscar sempre se aperfeiçoar para atender à nova realidade.
Abstract: This study aims to discuss the importance of continued education for teachers, mostly the ones working with Elementary School. For this purpose, a bibliographical research was made for reporting what the education laws mention about continued education, along with specialists’ studies about this subject. All of that, in order to check how this continued formation can affect teachers’ performance in their practice as well as the improvement of the quality of education for the students. It is also going to be mentioned how the COVID-19 pandemic reshaped classes, going from happening in the classrooms to an online format and then to a hybrid context. All this required some new abilities from teachers, such as mastering new technologies, using new teaching methodologies and making indispensable for teachers to improve themselves when serving this new reality.
Palavras-chave: Formação Continuada, Docente, Educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2782
Data do documento: 10-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Leidiane Cristina.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.