Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PSICOPEDAGOGIA MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Silva, Jessica Alanna Siqueira Venancio |
Primeiro Orientador: | Bogea, Diego Ted Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho visa detalhar os aspectos psicopedagógicos da Música na Educação Infantil e os benefícios do estudo musical como facilitador do processo de ensino. Tendo como objetivos compreender a psicopedagogia musical e sua relação com a Educação Infantil, identificar as bases teóricas da Psicopedagogia Musical, compreender a relação entre infância e música, e evidenciar a Música no desenvolvimento psicopedagógico da criança. Será realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre os aspectos psicopedagógico da Música na Educação Infantil, fazendo revisão teórica de obras de autores relevantes, buscando recolher conhecimentos prévios sobre o assunto, também será feita observações participante em um Centro Municipal de Educação Infantil de Barra do Garças, para conhecer e compreender todos os aspectos da profissão de Psicopedagogo.Ao longo de toda pesquisa pude compreender melhor o desenvolvimento infantil de forma geral e individual. Foi possível notar que crianças com dificuldade de aprendizado e até mesmo interação, se sentiam mais a vontade e confortável para participar de atividades que envolvesse música, pois assim eles ficavam livres para se expressar. A capacidade de assimilação e memorização também era maior, considerando que músicas com melodias simples e repetitivas ficam na mente da criança por mais tempo. |
Abstract: | This paper aims to detail the psycho-pedagogical aspects of music in Early Childhood Education and the benefits of musical study as a facilitator of the teaching process. Whit the objetive to understand musical psychopedagogy and its relationship with Early Childhood Education, identify the theoretical bases of Musical Psychopedagogy, understand the relationship between childhood and music, and highlight Music in the child’s psycho-pedagogical development. Bibliographic and documentary research Will be carried out on the psycho-pedagogical aspects of Musical in Early Childhood Education, making a theoretical review seeking to collect prior knowledge on the subject, observations Will also be made in a Municipal Center for Early Childhood Education in Barra do Garças, to know and understand all aspects of the Psychopedagogue profession. Throughout the research I was able to better understand child development in a general and individual way. It was possible to notice that children whit learning difficulties and even interaction, felt more comfortable and comfortable to participate in activities that involved music, because then they were free to express themselves. The assimilation and memorization capacity was also greater, considering that songs whit simple and repetitive melodies stay in the child’s mind for longer. |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Música e Educação; Psicopedagogia Musical. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2779 |
Data do documento: | 4-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Jéssica Alanna Siqueira Venancio Silva.pdf | TCC_Jessica Alanna S.V.Silva | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.