Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2778
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS PARÂMETROS DO SOM
metadata.dc.creator: Adorno, Rosirene Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogea, Diego Ted Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se da Música como recurso pedagógico na Educação Infantil, e tem por objetivo: analisar a importância da música na Educação infantil, no contexto educativo, levando em consideração a prática pedagógica. O ensino de Música desde a antiguidade é relacionado com a educação infantil e sua formação. Estudos científicos na atualidade comprovam a relação da Música com os diversos aspectos do desenvolvimento global dos seres humanos nos processos lógicos, sensório motores e emocionais. A música é uma linguagem universal presente em todas as culturas e no dia-a-dia de todas as pessoas, se tornando uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, pois ela auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é um instrumento de interação social, como também um caminho prazeroso para a descoberta de novas aprendizagens. Constatou-se, ainda, que a música é ótima e ajuda a contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e sua autonomia. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica, coletando informações em artigos e periódicos de autores de referência na área da música na educação, recorrendo-se a teóricos: Brescia (2003), Cunha (2018), Freire (1996), Loureiro (2003), Lopardo (2003), Oliveira (1998), Soares (2008). Espera-se que este artigo seja referência a muitos educadores, e que contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, utilizando a música no contexto da Educação Infantil, proporcionando às crianças uma aprendizagem lúdica, prazerosa e criativa.
Abstract: The present work deals with Music as a pedagogical resource in the early grades, and aims to: analyze the importance of music in the early grades in the educational context, taking into account the pedagogical practice. The teaching of Music since antiquity is related to early childhood education and training. Current scientific studies prove the relationship between Music and the different aspects of the global development of human beings in the logical,sensorimotor and emotional processes. Music is a universal language present in all cultures and in the daily life of all people, becoming an essential tool in the teaching-learning process, as it helps the development of logical reasoning, brings emotional involvement and is a instrument of social interaction, as well as a pleasant way to discover new learning. It was also found that music is great and helps to contribute to the teaching-learning process of students. Thus, music, in addition to contributing so that the different knowledge is more easily apprehended by the student, makes him or her develop their creativity, their subjectivity and their autonomy. This study presents a bibliographic methodological approach, collecting information in articles and periodicals by leading authors in the field of music in education, using theorists: Brescia (2003), Cunha (2018), Freire (1996), Loureiro (2003) , Lopardo (2003), Oliveira (1998), Soares (2008). It is hoped that this article will be a reference to many educators, and that it will contribute to the reflection on pedagogical practices, using music in the context of Early Childhood Education, providing children with playful, pleasurable and creative learning.
Keywords: Musicalização
Aprendizagem
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2778
Issue Date: 4-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_Rosirene Souza Adorno.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.