Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bogea, Diego Ted Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434398180785863pt_BR
dc.creatorAdorno, Rosirene Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157439491181310pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T18:24:36Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-09-26T18:24:36Z-
dc.date.issued2022-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2778-
dc.description.abstractThe present work deals with Music as a pedagogical resource in the early grades, and aims to: analyze the importance of music in the early grades in the educational context, taking into account the pedagogical practice. The teaching of Music since antiquity is related to early childhood education and training. Current scientific studies prove the relationship between Music and the different aspects of the global development of human beings in the logical,sensorimotor and emotional processes. Music is a universal language present in all cultures and in the daily life of all people, becoming an essential tool in the teaching-learning process, as it helps the development of logical reasoning, brings emotional involvement and is a instrument of social interaction, as well as a pleasant way to discover new learning. It was also found that music is great and helps to contribute to the teaching-learning process of students. Thus, music, in addition to contributing so that the different knowledge is more easily apprehended by the student, makes him or her develop their creativity, their subjectivity and their autonomy. This study presents a bibliographic methodological approach, collecting information in articles and periodicals by leading authors in the field of music in education, using theorists: Brescia (2003), Cunha (2018), Freire (1996), Loureiro (2003) , Lopardo (2003), Oliveira (1998), Soares (2008). It is hoped that this article will be a reference to many educators, and that it will contribute to the reflection on pedagogical practices, using music in the context of Early Childhood Education, providing children with playful, pleasurable and creative learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se da Música como recurso pedagógico na Educação Infantil, e tem por objetivo: analisar a importância da música na Educação infantil, no contexto educativo, levando em consideração a prática pedagógica. O ensino de Música desde a antiguidade é relacionado com a educação infantil e sua formação. Estudos científicos na atualidade comprovam a relação da Música com os diversos aspectos do desenvolvimento global dos seres humanos nos processos lógicos, sensório motores e emocionais. A música é uma linguagem universal presente em todas as culturas e no dia-a-dia de todas as pessoas, se tornando uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, pois ela auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é um instrumento de interação social, como também um caminho prazeroso para a descoberta de novas aprendizagens. Constatou-se, ainda, que a música é ótima e ajuda a contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e sua autonomia. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica, coletando informações em artigos e periódicos de autores de referência na área da música na educação, recorrendo-se a teóricos: Brescia (2003), Cunha (2018), Freire (1996), Loureiro (2003), Lopardo (2003), Oliveira (1998), Soares (2008). Espera-se que este artigo seja referência a muitos educadores, e que contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, utilizando a música no contexto da Educação Infantil, proporcionando às crianças uma aprendizagem lúdica, prazerosa e criativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosirene Souza Adorno (rosirene.adorno@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-23T23:33:23Z No. of bitstreams: 1 trabalho para publicação RosireneAdorno.pdf: 1134337 bytes, checksum: db48e0fa57e646f624ad9381ea2ee8a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-26T18:20:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 trabalho para publicação RosireneAdorno.pdf: 1134337 bytes, checksum: db48e0fa57e646f624ad9381ea2ee8a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-26T18:22:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 trabalho para publicação RosireneAdorno.pdf: 1134337 bytes, checksum: db48e0fa57e646f624ad9381ea2ee8a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-26T18:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 trabalho para publicação RosireneAdorno.pdf: 1134337 bytes, checksum: db48e0fa57e646f624ad9381ea2ee8a8 (MD5) Previous issue date: 2022-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS PARÂMETROS DO SOMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Rosirene Souza Adorno.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.