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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PLANEJAMENTO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE À LUZ DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS)
metadata.dc.creator: Vilalba, Gisele da Silva Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Bruna Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Fabiana Serra
metadata.dc.description.resumo: Rio Verde está em pleno crescimento, em uma perspectiva econômica, podendo-se afirmar que a cidade possui um cenário promissor. Em um panorama sustentável, é necessário equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social, exigindo competente trabalho do Governo e sociedade. Neste contexto, o presente estudo objetivou aplicar o Domínio Planejamento Integrado do IMUS (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) da cidade de Rio Verde. Assim, para cálculo dos indicadores, os dados foram obtidos através de consulta aos órgãos e secretarias do município, e aos sites estatísticos e da prefeitura. Em seguida, foram calculados os scores de cada indicador, utilizando o método de Costa (2008). Logo, obteve-se o IMUS Parcial, de 0,601, o que embora não seja um valor ideal, se aproxima dos verificados em outras cidades, como Campinas/SP (0,60) e Natal (0,65). Foi possível observar indicadores com scores altos ou plenos, sendo potencialidades da cidade, assim como scores baixos ou nulos, que demonstram a necessidade de atenção especial, como o caso do transporte público, que já está em processo de remodelação na cidade. Ademais, muito dos indicadores apontados como muito ruim, como o caso do número de praças, postos de saúde, e escolas, mostraram ser satisfatório para os respondentes do questionário, uma vez que, muitos desses setores vem sendo reestruturado, recebendo beneficiamento como as praças e parques de Rio Verde. Quanto ao processo de monitoramento e cálculo de indicadores, não só do IMUS, fica evidente que adaptações e padronização na obtenção dos dados podem aproximar mais o resultado à realidade do município, uma vez que o comprometimento de alguns scores se deu pela inconsistência de dados. Embora o trabalho seja inicial, por abordar apenas um dos domínios do IMUS, se mostrou bastante promissor para o processo de apoio ao planejamento urbano e de transportes do município.
Abstract: Rio Verde is in full growth, in an economic perspective, and it can be said that the city has a promising scenario. In a sustainable panorama, it is necessary to balance the economic, environmental and social aspects, requiring competent work from the Government and society. In this context, the present study aimed to apply the Integrated Planning Domain of the IMUS (Sustainable Urban Mobility Index) of the city of Rio Verde. Thus, to calculate the indicators, the data were obtained by consulting the agencies and secretariats of the municipality, and the statistical and city hall websites. Then, the scores of each indicator were calculated, using the method of Costa (2008). Thus, the Partial IMUS was obtained, 0.601, which, although not an ideal value, is close to those verified in other cities, such as Campinas/SP (0.60) and Natal (0.65). It was possible to observe indicators with high or full scores, being potentialities of the city, as well as low or null scores, which demonstrate the need for special attention, such as the case of public transportation, which is already being remodeled in the city. Moreover, many of the indicators pointed out as very bad, such as the number of squares, health clinics, and schools, proved to be satisfactory for the respondents of the questionnaire, since many of these sectors are being restructured, receiving benefits such as the squares and parks of Rio Verde. As for the process of monitoring and calculating indicators, not only IMUS, it is evident that adaptations and standardization in obtaining data can bring the result closer to the reality of the municipality, since the compromise of some scores was due to data inconsistency. Although the work is initial, because it addresses only one of the IMUS domains, it proved to be very promising for the process of supporting urban and transportation planning in the municipality.
Keywords: Mobilidade Urbana
Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS)
Planejamento Integrado
Indicadores de Sustentabilidade
Cidades Sustentável
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::TECNICAS DE ANALISE E AVALIACAO URBANA E REGIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2765
Issue Date: 8-Aug-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

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