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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-SENSORIAIS DE PRODUTOS VEGETAIS ANÁLOGOS AOS HAMBÚRGUERES: UMA REVISÃO
Autor(es): Veras, Mayres Lopes
Primeiro Orientador: Egea, Mariana Buranelo
Segundo Orientador: Fernandes, Sibele Santos
Resumo: Os primeiros indícios de produtos análogos à carne surgiram em meados de 1900, porém só no século XXI que esses alimentos tiveram destaque, devido aos movimentos veganos, vegetarianos e socioculturais. Estes produtos são originados principalmente pelos valores morais seguidos por algumas religiões e pela conscientização de uma parte da população pelo bem- estar animal, buscando diminuição dos impactos causados na produção de alimentos cárneos. A denominação dada a estes produtos é plant-based, sendo compostos por vegetais como soja, ervilha, grão-de-bico, os quais são ricos em proteínas. Já existem alimentos comerciais à base de vegetais para essa gama de consumidores com restrições a carne, entretanto asindústrias estão em constante busca, através de pesquisas e estudos, da melhoria das caraterísticas nutricionais, tecnológicas e sensoriais. Dentre os produtos cárneos, os hambúrgueres plant-based ganham destaque de estudo, visando uma maior semelhança ao produto derivado cárneo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar as características físicas-sensoriais de produtos vegetais análogos aos hambúrgueres disponíveis no mercado, através de comparativos de estudos. Avaliando o conteúdo literário estudado, foi possível concluir que os análogos ao hambúrguer são produtos atrativos para diferentes faixas etárias, socais e culturais, podendo ser considerado um produto bem-aceito, devido maior parte dos consumidores serem do grupo flexitárianos, outro fator que se destaca é a combinação de um ou mais vegetais que podem atender diferente gostos sensoriais dos consumidores.
Abstract: The first signs of meat-like products appeared in the mid-1900s, but only in the 21st century that these foods were highlighted, due to the vegan movements, vegetarians and sociocultural. These products are mainly originated by the values morals followed by some religions and by the awareness of a part of the population for the animal welfare, seeking to reduce the impacts caused in food production meat. The name given to these products is plant-based, being composed of like soy, peas, chickpeas, which are rich in protein. There are already foods plant-based commercials for this range of meat-restricted consumers, however the industries are in constant search, through researches and studies, of the improvement nutritional, technological and sensory characteristics. Among the meat products, the plant-based hamburgers are highlighted in the study, aiming at a greater similarity to the meat product. Thus, this work aimed to evaluate the physical-sensory characteristics of plant products similar to available hamburgers in the market, through comparative studies. Evaluating the studied literary content, it was It is possible to conclude that hamburger analogues are attractive products for different age groups. age, social and cultural, and can be considered a well-accepted product, due to most consumers are from the flexitarian group, another factor that stands out is the combination of one or more vegetables that can satisfy different sensory tastes of consumers.
Palavras-chave: Hambúrguer vegetal
Restrição a carne
Vegetal
Área do CNPq: ENGENHARIAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2763
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia de Alimentos

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