Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Morais, Deimy Kellen Alves de |
Primeiro Orientador: | Martins, Pollyany Pereira |
Primeiro Coorientador: | Costa, Jani Marra da Fonseca |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo uma reflexão sobre a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico é um instrumento imprescindível para o processo de aprendizagem, serve para gerar interesse no aluno(a), para que ele(a) possa raciocinar e ser desafiado(a). O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica, com embasamento em teóricos que apresentam o lúdico enquanto ferramenta a ser utilizada como recurso de práticas pedagógica para o ensinar. Evidencia-se que as atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, e existe uma gama enorme de tipos e modelos de aplicação. Nesse contexto o professor deve compreender a realidade de seus alunos e propor um planejamento com essas atividades de forma que sua aplicabilidade seja de fato um instrumento pedagógico, de forma a melhorar a aprendizagem, desenvolver e motivar os alunos. |
Abstract: | This study aims to reflect the importance of playful activities as an educational tool in the early years of elementary school. Playful activities are indispensable instruments to the learning process, they are suited to create interest in the students, so they are able to be reasonable and challenged. This is a bibliographical review based on theories that show playful activities as tools to be used as a resource of the educational experience in the teaching process. It is demonstrated that the playful activities in the early years of elementary school are substantial to the learning and teaching process, and also there are a big range of application models. In this context teachers must understand their students’ reality and offer a plan with these activities in a way that their applicability is indeed an educational instrument, meant to improve the learning process, build up and motivate the students. |
Palavras-chave: | Lúdico; Ensino Fundamental; Aprendizagem. Playful activities; Elementary School; Learning. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_DEIMY KELLEN ALVES DE MORAIS.pdf | 337,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa de trabalho de curso_DEIMY KELLEN ALVES DE MORAES.pdf | 180,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_DEIMY KELLEN ALVES DE MORAIS.pdf | 99,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.