Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Morais, Deimy Kellen Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Pollyany Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Jani Marra da Fonseca
metadata.dc.description.resumo: Este artigo teve como objetivo uma reflexão sobre a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico é um instrumento imprescindível para o processo de aprendizagem, serve para gerar interesse no aluno(a), para que ele(a) possa raciocinar e ser desafiado(a). O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica, com embasamento em teóricos que apresentam o lúdico enquanto ferramenta a ser utilizada como recurso de práticas pedagógica para o ensinar. Evidencia-se que as atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, e existe uma gama enorme de tipos e modelos de aplicação. Nesse contexto o professor deve compreender a realidade de seus alunos e propor um planejamento com essas atividades de forma que sua aplicabilidade seja de fato um instrumento pedagógico, de forma a melhorar a aprendizagem, desenvolver e motivar os alunos.
Abstract: This study aims to reflect the importance of playful activities as an educational tool in the early years of elementary school. Playful activities are indispensable instruments to the learning process, they are suited to create interest in the students, so they are able to be reasonable and challenged. This is a bibliographical review based on theories that show playful activities as tools to be used as a resource of the educational experience in the teaching process. It is demonstrated that the playful activities in the early years of elementary school are substantial to the learning and teaching process, and also there are a big range of application models. In this context teachers must understand their students’ reality and offer a plan with these activities in a way that their applicability is indeed an educational instrument, meant to improve the learning process, build up and motivate the students.
Keywords: Lúdico; Ensino Fundamental; Aprendizagem.
Playful activities; Elementary School; Learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.