Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Morais, Deimy Kellen Alves de
Primeiro Orientador: Martins, Pollyany Pereira
Primeiro Coorientador: Costa, Jani Marra da Fonseca
Resumo: Este artigo teve como objetivo uma reflexão sobre a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico é um instrumento imprescindível para o processo de aprendizagem, serve para gerar interesse no aluno(a), para que ele(a) possa raciocinar e ser desafiado(a). O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica, com embasamento em teóricos que apresentam o lúdico enquanto ferramenta a ser utilizada como recurso de práticas pedagógica para o ensinar. Evidencia-se que as atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, e existe uma gama enorme de tipos e modelos de aplicação. Nesse contexto o professor deve compreender a realidade de seus alunos e propor um planejamento com essas atividades de forma que sua aplicabilidade seja de fato um instrumento pedagógico, de forma a melhorar a aprendizagem, desenvolver e motivar os alunos.
Abstract: This study aims to reflect the importance of playful activities as an educational tool in the early years of elementary school. Playful activities are indispensable instruments to the learning process, they are suited to create interest in the students, so they are able to be reasonable and challenged. This is a bibliographical review based on theories that show playful activities as tools to be used as a resource of the educational experience in the teaching process. It is demonstrated that the playful activities in the early years of elementary school are substantial to the learning and teaching process, and also there are a big range of application models. In this context teachers must understand their students’ reality and offer a plan with these activities in a way that their applicability is indeed an educational instrument, meant to improve the learning process, build up and motivate the students.
Palavras-chave: Lúdico; Ensino Fundamental; Aprendizagem.
Playful activities; Elementary School; Learning.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2741
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.