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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Autor(es): Oliveira, Sarah
Primeiro Orientador: Bomtempo, Kênia
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita
Segundo Membro da Banca: Silva, Lorrane
Resumo: Tendo em vista que a produção do desenho está presente na vida de toda criança e inserida na educação infantil, e é por ele que ela expressa seus sentimentos, emoções, imagina, brinca e se desenvolve, este trabalho tem como objetivo analisar em que medida o desenho infantil colabora para o desenvolvimento e aprendizagem da criança no período da educação infantil, fazendo assim um breve relato histórico da concepção de infância e criança, o desenho como linguagem e uma reflexão da contribuição do desenho para o desenvolvimento da criança. Foi feito uma pesquisa de caráter de bibliográfica analisando diversas fontes bibliográficas como: livros físicos, publicações periódicas, artigos acadêmicos, encontrados em bases de dados como: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Academia, Portal de Periódicos da Capes e o BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) acerca do problema de pesquisa. Diante disso, verifica-se que o desenho infantil é extremamente importante para que a criança expresse seus sentimentos, dotados de significados, representando sua visão única de mundo e que a escola e o professor é um importante mediador para que ocorra o desenvolvimento motor, sensorial, psicológico, simbólico e a aprendizagem através da imaginação e conhecimento do mundo e é dever o professor insetivar a criança de diversas formas para que ocorra a aprendizagem. Para este trabalho, escolheu-se teóricos como Iavalberg (2013), Pillar (1996), Derdyk (1994), Lowenfeld (1976), Luquet (1969) entre outros.
Abstract: Considering that the production of drawing is present in the life of every child and inserted in early childhood education, and it is through him that she expresses her feelings, emotions, imagines, plays and develops, this work aims to analyze the extent to which the children's drawing contributes to the development and learning of children in the period of early childhood education, thus making a brief historical account of the conception of childhood and child, drawing as a language and a reflection of the contribution of drawing to the development of the child. A bibliographic research was carried out analyzing several bibliographic sources such as: physical books, periodicals, academic articles, found in databases such as: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Academia, Capes Periodicals Portal and BDTD ( Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) about the research problem. In view of this, it appears that children's drawing is extremely important for the child to express their feelings, endowed with meanings, representing their unique view of the world and that the school and the teacher are an important mediator for motor, sensory development to occur. , psychological, symbolic and learning through imagination and knowledge of the world and it is the teacher's duty to introduce the child in different ways so that learning can occur. For this work, theorists such as Iavalberg (2013), Pillar (1996), Derdyk (1994), Lowenfeld (1976), Luquet (1969) among others were chosen.
Palavras-chave: Educação Infantil
Desenho infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2732
Data do documento: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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