Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bomtempo, Kênia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6409847692106462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Sangelita | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240496516313247 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lorrane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324197184130672 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Sarah | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9408267446028352 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T16:09:11Z | - |
dc.date.available | 2022-09-11 | - |
dc.date.available | 2022-09-12T16:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2732 | - |
dc.description.abstract | Considering that the production of drawing is present in the life of every child and inserted in early childhood education, and it is through him that she expresses her feelings, emotions, imagines, plays and develops, this work aims to analyze the extent to which the children's drawing contributes to the development and learning of children in the period of early childhood education, thus making a brief historical account of the conception of childhood and child, drawing as a language and a reflection of the contribution of drawing to the development of the child. A bibliographic research was carried out analyzing several bibliographic sources such as: physical books, periodicals, academic articles, found in databases such as: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Academia, Capes Periodicals Portal and BDTD ( Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) about the research problem. In view of this, it appears that children's drawing is extremely important for the child to express their feelings, endowed with meanings, representing their unique view of the world and that the school and the teacher are an important mediator for motor, sensory development to occur. , psychological, symbolic and learning through imagination and knowledge of the world and it is the teacher's duty to introduce the child in different ways so that learning can occur. For this work, theorists such as Iavalberg (2013), Pillar (1996), Derdyk (1994), Lowenfeld (1976), Luquet (1969) among others were chosen. | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que a produção do desenho está presente na vida de toda criança e inserida na educação infantil, e é por ele que ela expressa seus sentimentos, emoções, imagina, brinca e se desenvolve, este trabalho tem como objetivo analisar em que medida o desenho infantil colabora para o desenvolvimento e aprendizagem da criança no período da educação infantil, fazendo assim um breve relato histórico da concepção de infância e criança, o desenho como linguagem e uma reflexão da contribuição do desenho para o desenvolvimento da criança. Foi feito uma pesquisa de caráter de bibliográfica analisando diversas fontes bibliográficas como: livros físicos, publicações periódicas, artigos acadêmicos, encontrados em bases de dados como: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Academia, Portal de Periódicos da Capes e o BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) acerca do problema de pesquisa. Diante disso, verifica-se que o desenho infantil é extremamente importante para que a criança expresse seus sentimentos, dotados de significados, representando sua visão única de mundo e que a escola e o professor é um importante mediador para que ocorra o desenvolvimento motor, sensorial, psicológico, simbólico e a aprendizagem através da imaginação e conhecimento do mundo e é dever o professor insetivar a criança de diversas formas para que ocorra a aprendizagem. Para este trabalho, escolheu-se teóricos como Iavalberg (2013), Pillar (1996), Derdyk (1994), Lowenfeld (1976), Luquet (1969) entre outros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sarah Marques de Oliveira (sarah.marques@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-11T21:04:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Sarah Marques de Oliveira.pdf: 924883 bytes, checksum: 95ccf93060161d2647f6aef029973e7a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada SARAH, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada àsubmissão. A inclusão do documento éobrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Por ventura a Atade defesa ou a folha de aprovação não esteja inserido no arquivo submetido, apublicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma,para ajustes e adequação. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial“Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa,2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5ºAta de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não sejapossível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmodocumento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar aodocente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico(TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que a Ata de Defesa (ou folha deaprovação) estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2022-09-12T01:05:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sarah Marques de Oliveira (sarah.marques@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-12T01:51:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_Sarah Marques de Oliveira .pdf: 1140358 bytes, checksum: 7046f4fa365a541f0505aa7ce13dc30f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-12T16:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Sarah Marques de Oliveira .pdf: 1140358 bytes, checksum: 7046f4fa365a541f0505aa7ce13dc30f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-12T16:06:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Sarah Marques de Oliveira .pdf: 1140358 bytes, checksum: 7046f4fa365a541f0505aa7ce13dc30f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-12T16:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Sarah Marques de Oliveira .pdf: 1140358 bytes, checksum: 7046f4fa365a541f0505aa7ce13dc30f (MD5) Previous issue date: 2022-09-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Sarah Marques de Oliveira .pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.