Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | JOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDOS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Souza, Sheyla |
Primeiro Orientador: | Figueiredo, Fabiane |
Segundo Orientador: | Moura, Sebastião |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Jardinélio |
Segundo Membro da Banca: | Gonçalves, Maria |
Resumo: | Neste artigo buscamos compreender como os jogos pedagógicos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Usamos o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e, por meio de descritores específicos de busca no Google Acadêmico, identificamos 47 produções acadêmicas que versam sobre a temática, porém ocupamos no estudo de quatro resumos de teses de doutorado. Da análise feita, sinalizamos que os jogos utilizados no ensino da aprendizagem da Matemática para criança com deficiências colaboram com a aprendizagem se mostrando uma atividade lúdica e prazerosa, bem como há uma relevância pedagógica para o ensino da Matemática a crianças com deficiência quando se utilizam jogos no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ludicidade. Jogos. Aprendizagem matemática. Crianças com deficiência. Ensino Fundamental. |
Abstract: | In this article we seek to understand how pedagogical games can contribute to the process of teaching and learning mathematics of students with disabilities in the early years of elementary school. We used the methodological contribution of qualitative research, bibliographic in nature and, through specific search descriptors in Google Scholar, we identified 47 academic productions that deal with the theme, but we occupied in the study of four abstracts of doctoral theses. From the analysis made, we indicate that the games used in the teaching of mathematics learning for children with disabilities collaborate with learning, showing a playful and pleasurable activity, as well as there is a pedagogical relevance for teaching mathematics to children with disabilities when using games in the learning process. Keywords: Ludicity. Gaming. Mathematical learning. Children with disabilities. |
Palavras-chave: | Ludicidade Jogos Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Crianças com deficiencia |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730 |
Data do documento: | 22-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Sheyla_Rodrigues_Ferreira_Souza.pdf.pdf | Artigo_Sheyla Rodrigues Ferreira Souza | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.