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dc.contributor.advisor1Figueiredo, Fabiane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9811849246967453pt_BR
dc.contributor.advisor2Moura, Sebastião-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jardinélio-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Maria-
dc.creatorSouza, Sheyla-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8081746443219159pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-12T00:58:35Z-
dc.date.available2022-09-11-
dc.date.available2022-09-12T00:58:35Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730-
dc.description.abstractIn this article we seek to understand how pedagogical games can contribute to the process of teaching and learning mathematics of students with disabilities in the early years of elementary school. We used the methodological contribution of qualitative research, bibliographic in nature and, through specific search descriptors in Google Scholar, we identified 47 academic productions that deal with the theme, but we occupied in the study of four abstracts of doctoral theses. From the analysis made, we indicate that the games used in the teaching of mathematics learning for children with disabilities collaborate with learning, showing a playful and pleasurable activity, as well as there is a pedagogical relevance for teaching mathematics to children with disabilities when using games in the learning process. Keywords: Ludicity. Gaming. Mathematical learning. Children with disabilities.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo buscamos compreender como os jogos pedagógicos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Usamos o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e, por meio de descritores específicos de busca no Google Acadêmico, identificamos 47 produções acadêmicas que versam sobre a temática, porém ocupamos no estudo de quatro resumos de teses de doutorado. Da análise feita, sinalizamos que os jogos utilizados no ensino da aprendizagem da Matemática para criança com deficiências colaboram com a aprendizagem se mostrando uma atividade lúdica e prazerosa, bem como há uma relevância pedagógica para o ensino da Matemática a crianças com deficiência quando se utilizam jogos no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ludicidade. Jogos. Aprendizagem matemática. Crianças com deficiência. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sheyla Rodrigues Ferreira Souza Oliveira (sheyla.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-12T00:05:26Z No. of bitstreams: 1 TCC_Sheyla_Rodrigues_Ferreira_Souza.pdf.pdf: 1478347 bytes, checksum: 8024e99766c42a9edddbd9c8506663f7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 02 out. 2021. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica.Acesso em 01 set.2022. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994a. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994b. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. GOIÁS. Conselho Estadual de Educação Conselho Pleno. Resolução CEE n.07, de 15 de dezembro de 2006. Estabelece Normas e Parâmetros para a Educação Inclusiva e Educação Especial no Sistema Educativo de Goiás e dá Outras Providências. Goiânia: CEECP, 2006. GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Goiás - ampliado. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020a. MANTOAN, M. T. E. Todas as crianças são bem-vindas à escola. Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade - LEPED/ FE/ Unicamp, 2003. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/todas_as_criancas.htm. Acesso em: 09 out. 2021. MATTOS, R. A. L. Jogos e matemática: Uma relação possível. Salvador: R.A.L, 2009. MIRANDA, A. D. de; PINHEIRO, N. A. M. O ensino da Matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Revista Educação Especial, v.29, n.56, p.695-707, 2016. MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do Lúdico na Matemática. A Educação Matemática em Revista, São Paulo: SBEM – SP, p17-24, 1994. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3 ed. Rio de janeiro: Editora Zahar, 1973. TARTUCI, D. Professor de Apoio, seu Papel e Sua Atuação na Escolarização de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais em Goiás. In:ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7. Anais...Londrina, 2011. VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994. VYGOTSKY, L. S.; LEONTIEV, A.Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Edusp, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCrianças com deficienciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDOS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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