Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: JOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDOS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Souza, Sheyla
metadata.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Fabiane
metadata.dc.contributor.advisor2: Moura, Sebastião
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jardinélio
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Maria
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo buscamos compreender como os jogos pedagógicos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Usamos o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e, por meio de descritores específicos de busca no Google Acadêmico, identificamos 47 produções acadêmicas que versam sobre a temática, porém ocupamos no estudo de quatro resumos de teses de doutorado. Da análise feita, sinalizamos que os jogos utilizados no ensino da aprendizagem da Matemática para criança com deficiências colaboram com a aprendizagem se mostrando uma atividade lúdica e prazerosa, bem como há uma relevância pedagógica para o ensino da Matemática a crianças com deficiência quando se utilizam jogos no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ludicidade. Jogos. Aprendizagem matemática. Crianças com deficiência. Ensino Fundamental.
Abstract: In this article we seek to understand how pedagogical games can contribute to the process of teaching and learning mathematics of students with disabilities in the early years of elementary school. We used the methodological contribution of qualitative research, bibliographic in nature and, through specific search descriptors in Google Scholar, we identified 47 academic productions that deal with the theme, but we occupied in the study of four abstracts of doctoral theses. From the analysis made, we indicate that the games used in the teaching of mathematics learning for children with disabilities collaborate with learning, showing a playful and pleasurable activity, as well as there is a pedagogical relevance for teaching mathematics to children with disabilities when using games in the learning process. Keywords: Ludicity. Gaming. Mathematical learning. Children with disabilities.
Keywords: Ludicidade
Jogos
Aprendizagem Matemática
Ensino Fundamental
Crianças com deficiencia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Sheyla_Rodrigues_Ferreira_Souza.pdf.pdfArtigo_Sheyla Rodrigues Ferreira Souza1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.