Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2709
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA UM ENSINO ATIVO E CRIATIVO.
metadata.dc.creator: Castro, Erica Aires de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Pollyany Pereira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo traz abordagens sobre o lúdico e seu respectivo uso nas séries iniciais como metodologia e estratégia de ensino, buscando apresentar a importância da sua utilização e os benefícios e contribuições que o mesmo pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que o brincar é algo inerente ao ser humano e, está presente em nossas vidas desde nosso nascimento, de forma que as brincadeiras entre mãe e filho podem ser consideradas como processos de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica, motivado basicamente pela curiosidade intelectual dessa pesquisadora, em verificar a utilização como proposta de ensino ativo e criativo, apresentando como objetivo maior buscar analisar a importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo permitiu verificar que a utilização do lúdico, dos jogos e brincadeiras é um ótimo facilitador no processo de ensino aprendizagem, e, que é possível conseguir uma efetiva participação e aprendizado por parte dos alunos.
Abstract: Este estudo traz abordagens sobre o lúdico e seu respectivo uso nas séries iniciais como metodologia e estratégia de ensino, buscando apresentar a importância da sua utilização e os benefícios e contribuições que o mesmo pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que o brincar é algo inerente ao ser humano e, está presente em nossas vidas desde nosso nascimento, de forma que as brincadeiras entre mãe e filho podem ser consideradas como processos de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica, motivado basicamente pela curiosidade intelectual dessa pesquisadora, em verificar a utilização como proposta de ensino ativo e criativo, apresentando como objetivo maior buscar analisar a importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo permitiu verificar que a utilização do lúdico, dos jogos e brincadeiras é um ótimo facilitador no processo de ensino aprendizagem, e, que é possível conseguir uma efetiva participação e aprendizado por parte dos alunos.
Keywords: Lúdico
Ensino
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2709
Issue Date: 17-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Erica Aires de Castro.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.