Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2709
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA UM ENSINO ATIVO E CRIATIVO. |
Autor(es): | Castro, Erica Aires de |
Primeiro Orientador: | Martins, Pollyany Pereira |
Resumo: | Este estudo traz abordagens sobre o lúdico e seu respectivo uso nas séries iniciais como metodologia e estratégia de ensino, buscando apresentar a importância da sua utilização e os benefícios e contribuições que o mesmo pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que o brincar é algo inerente ao ser humano e, está presente em nossas vidas desde nosso nascimento, de forma que as brincadeiras entre mãe e filho podem ser consideradas como processos de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica, motivado basicamente pela curiosidade intelectual dessa pesquisadora, em verificar a utilização como proposta de ensino ativo e criativo, apresentando como objetivo maior buscar analisar a importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo permitiu verificar que a utilização do lúdico, dos jogos e brincadeiras é um ótimo facilitador no processo de ensino aprendizagem, e, que é possível conseguir uma efetiva participação e aprendizado por parte dos alunos. |
Abstract: | Este estudo traz abordagens sobre o lúdico e seu respectivo uso nas séries iniciais como metodologia e estratégia de ensino, buscando apresentar a importância da sua utilização e os benefícios e contribuições que o mesmo pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que o brincar é algo inerente ao ser humano e, está presente em nossas vidas desde nosso nascimento, de forma que as brincadeiras entre mãe e filho podem ser consideradas como processos de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica, motivado basicamente pela curiosidade intelectual dessa pesquisadora, em verificar a utilização como proposta de ensino ativo e criativo, apresentando como objetivo maior buscar analisar a importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo permitiu verificar que a utilização do lúdico, dos jogos e brincadeiras é um ótimo facilitador no processo de ensino aprendizagem, e, que é possível conseguir uma efetiva participação e aprendizado por parte dos alunos. |
Palavras-chave: | Lúdico Ensino Aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2709 |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Erica Aires de Castro.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.