Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2706
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | TDIC’S E O ENSINO REMOTO: ANÁLISE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL JOÃO XXIII |
Other Titles: | TDIC’S E O ENSINO REMOTO: ANÁLISE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL JOÃO XXIII |
metadata.dc.creator: | Borges, Cássia Gabriela |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Jaqueline |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Jaqueline |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Lucianne |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dias, Jessica |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho aborda a utilização da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação – TDIC e a avaliação da qualidade do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto, suas respectivas dificuldades e problemas enfrentados. Para tanto, analisou-se o perfil e a forma de se portar de docentes e discentes do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, localizado na cidade de Ceres-GO. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, onde foram utilizadas como técnicas da investigação a pesquisa bibliográfica, para o levantamento de informações de caráter científico, e um estudo de caso. Com tais informações, realizou-se uma pesquisa empírica sobre o preparo para o ensino remoto por parte dos docentes e discentes da turma mencionada, de modo que observou-se que o professor teve que se adaptar a um novo perfil, para que o uso das ferramentas fosse eficiente. Outro ponto relevante foi a inserção das TDIC’s na nova realidade, que gerou uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os alunos se sentem parte ativa do processo. |
Abstract: | The present work approaches the use of the Digital Technology of the Information and Communication - TDIC and the evaluation of the teaching-learning quality in the Remote Teaching, its respective difficulties and problems faced. Therefore, we analyzed the profile and behavior of teachers and students of the 3rd year of High School at the João XXIII Full-Time Teaching Center, located in the city of Ceres-GO. As a methodology, a qualitative-quantitative research was carried out, where bibliographic research was used as investigation techniques, for the collection of scientific information, and a case study. With such information, it was possible to carry out an empirical research on the preparation for remote teaching by the teachers and students of the mentioned class, so that it was observed that the teacher had to adapt to a new profile, so that the use of tools were efficient. Another relevant point was the insertion of TDIC's in the new reality, which generated an improvement in the teaching-learning process, since students feel an active part of the process. |
Keywords: | Ensino Remoto Tecnologia Digital da Informação e Comunicação-TDIC Ensino – Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2706 |
Issue Date: | 2-May-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ficha Catalográfica.pdf | Ficha Catalográfica | 2,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf | TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges | 312,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf | Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges | 577,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.