Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Jaqueline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9232767272908945pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Jaqueline-
dc.contributor.referee2Andrade, Lucianne-
dc.contributor.referee3Dias, Jessica-
dc.creatorBorges, Cássia Gabriela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839372420797219pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T23:20:52Z-
dc.date.available2022-09-01-
dc.date.available2022-09-01T23:20:52Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2706-
dc.description.abstractThe present work approaches the use of the Digital Technology of the Information and Communication - TDIC and the evaluation of the teaching-learning quality in the Remote Teaching, its respective difficulties and problems faced. Therefore, we analyzed the profile and behavior of teachers and students of the 3rd year of High School at the João XXIII Full-Time Teaching Center, located in the city of Ceres-GO. As a methodology, a qualitative-quantitative research was carried out, where bibliographic research was used as investigation techniques, for the collection of scientific information, and a case study. With such information, it was possible to carry out an empirical research on the preparation for remote teaching by the teachers and students of the mentioned class, so that it was observed that the teacher had to adapt to a new profile, so that the use of tools were efficient. Another relevant point was the insertion of TDIC's in the new reality, which generated an improvement in the teaching-learning process, since students feel an active part of the process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a utilização da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação – TDIC e a avaliação da qualidade do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto, suas respectivas dificuldades e problemas enfrentados. Para tanto, analisou-se o perfil e a forma de se portar de docentes e discentes do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, localizado na cidade de Ceres-GO. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, onde foram utilizadas como técnicas da investigação a pesquisa bibliográfica, para o levantamento de informações de caráter científico, e um estudo de caso. Com tais informações, realizou-se uma pesquisa empírica sobre o preparo para o ensino remoto por parte dos docentes e discentes da turma mencionada, de modo que observou-se que o professor teve que se adaptar a um novo perfil, para que o uso das ferramentas fosse eficiente. Outro ponto relevante foi a inserção das TDIC’s na nova realidade, que gerou uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os alunos se sentem parte ativa do processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cassia Gabriela Souza Pereira (2020103301160045@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-01T21:31:21Z No. of bitstreams: 3 Ficha Catalográfica.pdf: 2415 bytes, checksum: fc790ed58c33c3139e82f2a7878e0340 (MD5) TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 319692 bytes, checksum: 434d518f9819e4e3e82fabe04885347c (MD5) Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 591696 bytes, checksum: 73d040dde235b04e79bf21ee83962c72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-01T23:20:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ficha Catalográfica.pdf: 2415 bytes, checksum: fc790ed58c33c3139e82f2a7878e0340 (MD5) TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 319692 bytes, checksum: 434d518f9819e4e3e82fabe04885347c (MD5) Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 591696 bytes, checksum: 73d040dde235b04e79bf21ee83962c72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-01T23:20:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ficha Catalográfica.pdf: 2415 bytes, checksum: fc790ed58c33c3139e82f2a7878e0340 (MD5) TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 319692 bytes, checksum: 434d518f9819e4e3e82fabe04885347c (MD5) Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 591696 bytes, checksum: 73d040dde235b04e79bf21ee83962c72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T23:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ficha Catalográfica.pdf: 2415 bytes, checksum: fc790ed58c33c3139e82f2a7878e0340 (MD5) TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 319692 bytes, checksum: 434d518f9819e4e3e82fabe04885347c (MD5) Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdf: 591696 bytes, checksum: 73d040dde235b04e79bf21ee83962c72 (MD5) Previous issue date: 2022-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTecnologia Digital da Informação e Comunicação-TDICpt_BR
dc.subjectEnsino – Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTDIC’S E O ENSINO REMOTO: ANÁLISE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL JOÃO XXIIIpt_BR
dc.title.alternativeTDIC’S E O ENSINO REMOTO: ANÁLISE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL JOÃO XXIIIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficha Catalográfica.pdfFicha Catalográfica2,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdfTCAE - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges312,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges.pdfArtigo Finalizado e Corrigido - Cássia Gabriela Souza Pereira Borges577,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.