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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DO GEOPLANO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA
Other Titles: THE USE OF THE GEOPLAN AS A TEACHING LEARNING TOOL IN GEOMETRY
metadata.dc.creator: Rocha, Samuel de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Vabson Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva reforçar o uso do material didático manipulável geoplano como instrumento mediador na absorção do conhecimento de área e perímetro de figuras planas, com a intenção de promover reflexões sobre o uso de metodologias alternativas pelos professores de Matemática. Nesse contexto, procurou-se identificar quais são as percepções geradas pelos alunos durante a participação nas oficinas propostas e na prática docente com o uso de materiais manipuláveis. Assim, primeiramente discorre-se a respeito dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática, englobando sua definição, função, contexto histórico e utilização. Após, aborda-se sobre o Programa de Residência Pedagógica - PRP, com a apresentação da oficina com Geoplano. O público-alvo desta pesquisa foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha. Como resultado, constatou-se que o emprego de materiais manipuláveis durante a participação no PRP provocou uma melhor assimilação de conceitos geométricos. Nesse processo, o uso desses materiais gerou experiências em sala de aula que provocaram o reconhecimento da ação desses recursos como meio de auxílio no processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, identificou-se a existência de contribuições no exercício docente, bem como nas reflexões sobre o ensino da Matemática.
Abstract: This work aims to reinforce the use of geoplane manipulable teaching material as a mediating instrument in the absorption of knowledge of area and perimeter of plane figures, with the intention of promoting reflections on the use of alternative methodologies by Mathematics teachers. In this context, we tried to identify which are the perceptions generated by the students during the participation in the proposed workshops and in the teaching practice with the use of manipulative materials. Thus, firstly, we discuss the manipulative materials in the teaching of Mathematics, encompassing their definition, function, historical context and use. Afterwards, the Pedagogical Residency Program - PRP is discussed, with the presentation of the workshop with Geoplano. The target audience of this research were students of the 7th year of Elementary School Anos Finais, from Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha. As a result, it was found that the use of manipulative materials during the participation in the PRP caused a better assimilation of geometric concepts. In this process, the use of these materials with the students generated experiences in the classroom, recognizing the action of these resources as a means of aid in the teaching-learning process. In this way, it was identified the existence of contributions in the teaching practice, as well as in the reflections on the teaching of Mathematics.
Keywords: Área e perímetro de figuras planas
Geoplano
Geometria
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2670
Issue Date: 12-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

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