Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Vabson Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=2E09B8D0159C23FCC4DDEA2C4649B09F.buscatextual_66pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafael Vasconcelos de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Agda Lovato-
dc.creatorRocha, Samuel de Lima-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8616589D7&tokenCaptchar=03ANYolqsafTKki8xNgAk73kpe0ZlrNmTs7FXZNNcql59MSbxtbPZdF-Y3cPdcN0je3pc9e1srAjolxV2v0LYbN3pB06C4mU8xelCzMb5uYD7cFeb9FeCrbJ1nQ7QmAI9jJK-0GOIx7ugW84kRtXTFCQmoWJgRjjCF0FJp24TuGIdYqwI97j9F8QivPQHAL-PBb7AXqLEtW-LLTaoV1PZvbHn4nJrl7_jfHZGYQztJw3fTPPChiB1uLeSLtke5VOk8-h_WNldL8eAIBkX6kcJB93Y6Ykk38RhY2hSX5Ctubmq2KuvGJi4doNa_XIA6lxqjBkrh5H6RBv8T30ynXsJBG8b9WnopURM96ioGI-eAmkap3ZD7Ww2AMUWALUGqVEG5-z3hkDHXFLAKD2e3IvlMyXuYCOUwDggmmyT757tHRBbFUjcKPuxHMeY2CM-ko94cyrtm_WVlkwQEfKvBuxJ-V2PZ2BKCamFJMmMW0ASNLsapqMkvSUUfHaVUlcXWkE7dIYZqva18jP_NvoTefvtdOLKTgT-2npzCZgpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T21:29:20Z-
dc.date.available2022-08-15-
dc.date.available2022-08-16T21:29:20Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2670-
dc.description.abstractThis work aims to reinforce the use of geoplane manipulable teaching material as a mediating instrument in the absorption of knowledge of area and perimeter of plane figures, with the intention of promoting reflections on the use of alternative methodologies by Mathematics teachers. In this context, we tried to identify which are the perceptions generated by the students during the participation in the proposed workshops and in the teaching practice with the use of manipulative materials. Thus, firstly, we discuss the manipulative materials in the teaching of Mathematics, encompassing their definition, function, historical context and use. Afterwards, the Pedagogical Residency Program - PRP is discussed, with the presentation of the workshop with Geoplano. The target audience of this research were students of the 7th year of Elementary School Anos Finais, from Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha. As a result, it was found that the use of manipulative materials during the participation in the PRP caused a better assimilation of geometric concepts. In this process, the use of these materials with the students generated experiences in the classroom, recognizing the action of these resources as a means of aid in the teaching-learning process. In this way, it was identified the existence of contributions in the teaching practice, as well as in the reflections on the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva reforçar o uso do material didático manipulável geoplano como instrumento mediador na absorção do conhecimento de área e perímetro de figuras planas, com a intenção de promover reflexões sobre o uso de metodologias alternativas pelos professores de Matemática. Nesse contexto, procurou-se identificar quais são as percepções geradas pelos alunos durante a participação nas oficinas propostas e na prática docente com o uso de materiais manipuláveis. Assim, primeiramente discorre-se a respeito dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática, englobando sua definição, função, contexto histórico e utilização. Após, aborda-se sobre o Programa de Residência Pedagógica - PRP, com a apresentação da oficina com Geoplano. O público-alvo desta pesquisa foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha. Como resultado, constatou-se que o emprego de materiais manipuláveis durante a participação no PRP provocou uma melhor assimilação de conceitos geométricos. Nesse processo, o uso desses materiais gerou experiências em sala de aula que provocaram o reconhecimento da ação desses recursos como meio de auxílio no processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, identificou-se a existência de contribuições no exercício docente, bem como nas reflexões sobre o ensino da Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samuel de Lima Rocha (samuel.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-16T17:44:46Z No. of bitstreams: 1 TCC_Samuel de Lima Rocha.pdf: 2268204 bytes, checksum: af738880d1a4f701b8c2dafcf97afaf2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-16T21:24:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Samuel de Lima Rocha.pdf: 2268204 bytes, checksum: af738880d1a4f701b8c2dafcf97afaf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-16T21:29:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Samuel de Lima Rocha.pdf: 2268204 bytes, checksum: af738880d1a4f701b8c2dafcf97afaf2 (MD5) Previous issue date: 2022-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁrea e perímetro de figuras planaspt_BR
dc.subjectGeoplanopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO USO DO GEOPLANO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOMETRIApt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF THE GEOPLAN AS A TEACHING LEARNING TOOL IN GEOMETRYpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Samuel de Lima Rocha.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.