Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2661
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS CONTRIBUIÇÕES DA EQUOTERAPIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO INCLUSIVO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO
metadata.dc.creator: Barbosa, Araly belo
metadata.dc.contributor.advisor1: Menino, Gisele Cristina de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho objetivou mostrar a importância da prática de equoterapia durante o período pandêmico, em alunos com necessidades especiais de ensino (AEE) e alunos do ensino inclusivo, como forma de mitigação dos prejuízos em suas aprendizagens e em todo desenvolvimento psicomotor, sendo observados aspectos positivos em alunos praticantes, tanto pelos professores quanto pelos pais como redução da ansiedade, desenvolvimento de fala, coordenação motora, melhora na socialização, concentração entre outros efeitos benéficos constatados, evidenciando a relevância da prática de equoterapia como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino – aprendizagem e reduzir os danos observados nesse processo durante a pandemia.
Abstract: This article aimed at the importance of the practice of hippotherapy during the pandemic period, in students with special educational needs (SSE) and students of inclusive education, as a way of mitigating the entire development of their psychomotor learners, with positive aspects being observed in practitioners, both by teachers and by parentes, like anxiety reduction, speech development, motor coordination, improviment in socialization, concentration, among other beneficial effects found, evidencing the relevance of the practice of hippotherapy as a pedagogical tool capable of optimizing the teaching-learning process and reduce the damage observed in this process during the pandemic
Keywords: Ensino inclusivo
Ensino especial
Equoterapia
Período pandêmico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2661
Issue Date: 29-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Araly Belo Barbosa.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.