Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA EQUOTERAPIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO INCLUSIVO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO
Autor(es): Barbosa, Araly belo
Primeiro Orientador: Menino, Gisele Cristina de Oliveira
Resumo: Esse trabalho objetivou mostrar a importância da prática de equoterapia durante o período pandêmico, em alunos com necessidades especiais de ensino (AEE) e alunos do ensino inclusivo, como forma de mitigação dos prejuízos em suas aprendizagens e em todo desenvolvimento psicomotor, sendo observados aspectos positivos em alunos praticantes, tanto pelos professores quanto pelos pais como redução da ansiedade, desenvolvimento de fala, coordenação motora, melhora na socialização, concentração entre outros efeitos benéficos constatados, evidenciando a relevância da prática de equoterapia como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino – aprendizagem e reduzir os danos observados nesse processo durante a pandemia.
Abstract: This article aimed at the importance of the practice of hippotherapy during the pandemic period, in students with special educational needs (SSE) and students of inclusive education, as a way of mitigating the entire development of their psychomotor learners, with positive aspects being observed in practitioners, both by teachers and by parentes, like anxiety reduction, speech development, motor coordination, improviment in socialization, concentration, among other beneficial effects found, evidencing the relevance of the practice of hippotherapy as a pedagogical tool capable of optimizing the teaching-learning process and reduce the damage observed in this process during the pandemic
Palavras-chave: Ensino inclusivo
Ensino especial
Equoterapia
Período pandêmico
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2661
Data do documento: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Araly Belo Barbosa.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.