Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2658
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DE FATORES PSICO-COGNITIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADOS À TENDÊNCIA DIGITAL CONTEMPORÂNEA: PROMESSAS, DESENVOLVIMENTOS, QUALIDADES E RISCOS
metadata.dc.creator: Almeida, Victor Hugo Confessor
metadata.dc.contributor.advisor1: Belisário, Celso Martins
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, apresenta-se de forma ampla e analítica sobre a hipótese prática tecnológica (educação 4.0), sua abrupta impulsão devido à pandemia da Covid-19, ferramentas e participação escolar, analisando ainda em estudos de casos, as consequências de interação, tanto externas (aspectos sociais), quanto internas na cognição dos sujeitos, assim como seus fatores e sua influência no desempenho intelectual de alunos com dificuldades de aprendizagem (DA) em Química. A Educação 4.0 é uma enorme mudança no contexto da tecnologia, informação e comunicação educacional, influenciando instituições, educadores e alunos. Em seus achados, são analisados os aspectos psicodinâmicos, sociais e escolares, os quais tornam-se pilares da possibilidade de aprimoramento pedagógico, discutindo-se propostas e elaborações autênticas de projetos tridimensionais (objetos impressos 3D) e digitais (Simuladores) amparados na educação 4.0 e suas possíveis aplicações no contexto nacional. O estudo revelou forte e majoritário interesse do corpo escolar, bem como: gestão, professores e alunos, motivando novos debates sobre como fazer a nova educação, pois há muito tempo se ensina, mas há tão pouco tempo nos dedicamos a pensar cientificamente em como ensinar e há menos tempo ainda em como aprender.
Abstract: This work presents in a broad and analytical way about the practical technological hypothesis (Education 4.0), its abrupt impulse due to the Covid-19 pandemic, tools and school participation, also analyzing in case studies, the consequences of interaction, both external (social aspects) and internal in the cognition of subjects, as well as its factors and its influence on the intellectual performance of students with learning disabilities (LD) in chemistry. Education 4.0 is a huge change in the context of educational technology, information and communication, influencing institutions, educators and students. In its findings, psychodynamic, social and school aspects are analyzed, which become pillars of the possibility of pedagogical improvement, discussing proposals and authentic elaborations of three-dimensional (3D printed objects) and digital (Simulators) projects supported by Education 4.0 and their possible applications in the national context. The study revealed strong and majority interest of the school body, as well as: management, teachers and students, motivating new debates on how to make the new education, because for a long time we have been teaching, but there is so little time we have dedicated to think scientifically on how to teach and there is even less time on how to learn.
Keywords: Ensino de Química
Metodologias ativas
Tecnologias educacionais
Jogos didáticos
Modelagem 3D
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2658
Issue Date: 27-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC Victor Hugo Final.pdfTC final PDF1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.