Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Belisário, Celso Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895640412872390pt_BR
dc.creatorAlmeida, Victor Hugo Confessor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561424256115512pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T16:48:51Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2022-08-09T16:48:51Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2658-
dc.description.abstractThis work presents in a broad and analytical way about the practical technological hypothesis (Education 4.0), its abrupt impulse due to the Covid-19 pandemic, tools and school participation, also analyzing in case studies, the consequences of interaction, both external (social aspects) and internal in the cognition of subjects, as well as its factors and its influence on the intellectual performance of students with learning disabilities (LD) in chemistry. Education 4.0 is a huge change in the context of educational technology, information and communication, influencing institutions, educators and students. In its findings, psychodynamic, social and school aspects are analyzed, which become pillars of the possibility of pedagogical improvement, discussing proposals and authentic elaborations of three-dimensional (3D printed objects) and digital (Simulators) projects supported by Education 4.0 and their possible applications in the national context. The study revealed strong and majority interest of the school body, as well as: management, teachers and students, motivating new debates on how to make the new education, because for a long time we have been teaching, but there is so little time we have dedicated to think scientifically on how to teach and there is even less time on how to learn.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, apresenta-se de forma ampla e analítica sobre a hipótese prática tecnológica (educação 4.0), sua abrupta impulsão devido à pandemia da Covid-19, ferramentas e participação escolar, analisando ainda em estudos de casos, as consequências de interação, tanto externas (aspectos sociais), quanto internas na cognição dos sujeitos, assim como seus fatores e sua influência no desempenho intelectual de alunos com dificuldades de aprendizagem (DA) em Química. A Educação 4.0 é uma enorme mudança no contexto da tecnologia, informação e comunicação educacional, influenciando instituições, educadores e alunos. Em seus achados, são analisados os aspectos psicodinâmicos, sociais e escolares, os quais tornam-se pilares da possibilidade de aprimoramento pedagógico, discutindo-se propostas e elaborações autênticas de projetos tridimensionais (objetos impressos 3D) e digitais (Simuladores) amparados na educação 4.0 e suas possíveis aplicações no contexto nacional. O estudo revelou forte e majoritário interesse do corpo escolar, bem como: gestão, professores e alunos, motivando novos debates sobre como fazer a nova educação, pois há muito tempo se ensina, mas há tão pouco tempo nos dedicamos a pensar cientificamente em como ensinar e há menos tempo ainda em como aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Victor Hugo Confessor Almeida (victor.confessor@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T16:29:09Z No. of bitstreams: 1 TC Victor Hugo Final.pdf: 1355059 bytes, checksum: 0530cf18e4f9feb8517d12b756ad72dd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T16:48:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Victor Hugo Final.pdf: 1355059 bytes, checksum: 0530cf18e4f9feb8517d12b756ad72dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-09T16:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Victor Hugo Final.pdf: 1355059 bytes, checksum: 0530cf18e4f9feb8517d12b756ad72dd (MD5) Previous issue date: 2022-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINOpt_BR
dc.titleANÁLISE DE FATORES PSICO-COGNITIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADOS À TENDÊNCIA DIGITAL CONTEMPORÂNEA: PROMESSAS, DESENVOLVIMENTOS, QUALIDADES E RISCOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Victor Hugo Final.pdfTC final PDF1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.