Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM 9° ANOS NA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE ITAPACI-GO: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES |
Other Titles: | THE USE OF PRACTICAL ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING IN 9TH GRADE IN THE PUBLIC NETWORK IN THE CITY OF ITAPACI-GO: A CHALLENGE FOR TEACHERS |
metadata.dc.creator: | Pires, Cheila Aparecida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Maria Lícia dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Francisco, Cristiane Adretta |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cieslak, Jorge Freitas |
metadata.dc.description.resumo: | Estudiosos da educação enfatizam que as práticas pedagógicas contribuem de forma efetiva para um melhor aprendizado no ensino de Ciências. Entretanto, ainda não são usadas de forma efetiva, por muitos profissionais da educação. O presente estudo buscou investigar se os professores de Ciências, das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Itapaci, viabilizam a prática pedagógica como método de ensino e quais os desafios e as possibilidades encontrados na rotina escolar. Para tanto, os professores responderam a um questionário, com questões que visavam entender a forma como trabalham suas aulas práticas na disciplina de Ciências. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi de natureza exploratória e qualitativa, objetivando perceber a importância da influência das atividades práticas no ensino de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. |
Abstract: | Education scholars emphasize that pedagogical practices effectively contribute to better learning in science teaching. However, they are still not used effectively by many education professionals. The present study sought to investigate whether Science teachers, from the final grades of elementary school in public schools in the city of Itapaci, enable pedagogical practice as a teaching method and what are the challenges and possibilities found in the school routine. To this end, the teachers answered a questionnaire, with questions that aimed to understand the way in which their practical classes in the Science discipline work. The methodology used to guide the study was exploratory and qualitative, aiming to understand the importance of the influence of practical activities in science teaching in an interdisciplinary perspective. |
Keywords: | Aprendizado; Prática de Ensino; Metodologia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAÇÕ |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657 |
Issue Date: | 16-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Práticas em Ensino de Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf | 588,31 kB | Adobe PDF | View/Open | |
TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf | 360,64 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.