Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM 9° ANOS NA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE ITAPACI-GO: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES
Título(s) alternativo(s): THE USE OF PRACTICAL ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING IN 9TH GRADE IN THE PUBLIC NETWORK IN THE CITY OF ITAPACI-GO: A CHALLENGE FOR TEACHERS
Autor(es): Pires, Cheila Aparecida
Primeiro Orientador: Santos, Maria Lícia dos
Primeiro Membro da Banca: Francisco, Cristiane Adretta
Terceiro Membro da Banca: Cieslak, Jorge Freitas
Resumo: Estudiosos da educação enfatizam que as práticas pedagógicas contribuem de forma efetiva para um melhor aprendizado no ensino de Ciências. Entretanto, ainda não são usadas de forma efetiva, por muitos profissionais da educação. O presente estudo buscou investigar se os professores de Ciências, das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Itapaci, viabilizam a prática pedagógica como método de ensino e quais os desafios e as possibilidades encontrados na rotina escolar. Para tanto, os professores responderam a um questionário, com questões que visavam entender a forma como trabalham suas aulas práticas na disciplina de Ciências. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi de natureza exploratória e qualitativa, objetivando perceber a importância da influência das atividades práticas no ensino de ciências em uma perspectiva interdisciplinar.
Abstract: Education scholars emphasize that pedagogical practices effectively contribute to better learning in science teaching. However, they are still not used effectively by many education professionals. The present study sought to investigate whether Science teachers, from the final grades of elementary school in public schools in the city of Itapaci, enable pedagogical practice as a teaching method and what are the challenges and possibilities found in the school routine. To this end, the teachers answered a questionnaire, with questions that aimed to understand the way in which their practical classes in the Science discipline work. The methodology used to guide the study was exploratory and qualitative, aiming to understand the importance of the influence of practical activities in science teaching in an interdisciplinary perspective.
Palavras-chave: Aprendizado; Prática de Ensino; Metodologia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAÇÕ
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657
Data do documento: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Práticas em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf588,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf360,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.