Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Lícia dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730988H6&tokenCaptchar=03ANYolqs0W1-kpnWq57zCXWWRT068VipnwCegdB0ZnZt6SDPNdRT3stfWMgZSoVAaDhTU8FMA8448X0KKeA3ntKvkoDhBNQVJNkEH9t2DCOnbm8XCWB0nDpNiAdeU1s2IOYYHiEwmoeSd5GjEBKJfe5pgxFet3v3mJa2ghdaOugtz5cUPIpXw_eFE7EMjMz1dAmoZn9_mOBM7bcenst-FVb2UuHl4vduGZTPc1UD59KlkQDkHDTJn-Y8vxgEAukLolvlbUWCVNUCmiog2NlxnXTB9NO-IYCsO8-K_L-w4A5evNh5DIn5GJos4CgMGgfNtqo9Dp4x8S1KgL2Ugv5WQhhskng9I6yJqIzOCCY9eXNBbYFDZtNWkNWy4cxPNj7kSMyDxpHhF9vYpfXgJ9FoRMw1STN9YitC4poKtRzM3jUlPJgprE-rxmoRODDTXECME1Qxnq2vTy3Qslf8wtnaQQMYzt3eNKlXicDimGKc_ma6lNqLyQojDj5tgAw1nvCBQcVl8eZKXXgObrYTCGnzLcnqBdKRVjbawEQ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Cristiane Adretta | - |
dc.contributor.referee3 | Cieslak, Jorge Freitas | - |
dc.creator | Pires, Cheila Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8860129P1&tokenCaptchar=03ANYolqvy9FCnKsMHkObSlRHBn3N4Jlbt4bH5jJyz0BpkXGUTvHE6UFhAekDTxVv25FhPmWUWANNnfmKDktOrsdZH8kYJrJZxrCC3Zn0niRoyIbUhCT89ZtqFkHg4eo9vLw7VNAQYcoIefS8jt-KAVMrxlDInd0MfA6RNcHVSx0HX0W7u7PE1No_zKq2X_DsxiWyfBeQFcm0kbt6cA-M_aHuIuYvrrztCjUH0NFx2rxv3KY5phV2MpFUyEkDzAxGeVkJP_bq8DXCWuJJOqhGlU6kp2p2NybpjFbxWX2Sfbg9bKCo4MmVN0ATh5sbTjlrGoz7Hc4b_v4m9DEZfGFB0OkYsNDwG97Wn_abSeVpp0ivcgMQum55mFk1EbLl2dja42doory8J37VLFYZ32dbXJeQZz5Te237t58rsrDRAhv9bxftz2lkzQ4i6isnIXpYpChdwxkOVQz0vp0NRiMbBfzWUcrcboQRJS2-w1_1woNjDNbHoCcFj1TpiMjD9J5V2YMov5FdKXyhHbhj5EgGRYo8nllSLs3E9Jw | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T14:11:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T14:11:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2657 | - |
dc.description.abstract | Education scholars emphasize that pedagogical practices effectively contribute to better learning in science teaching. However, they are still not used effectively by many education professionals. The present study sought to investigate whether Science teachers, from the final grades of elementary school in public schools in the city of Itapaci, enable pedagogical practice as a teaching method and what are the challenges and possibilities found in the school routine. To this end, the teachers answered a questionnaire, with questions that aimed to understand the way in which their practical classes in the Science discipline work. The methodology used to guide the study was exploratory and qualitative, aiming to understand the importance of the influence of practical activities in science teaching in an interdisciplinary perspective. | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudiosos da educação enfatizam que as práticas pedagógicas contribuem de forma efetiva para um melhor aprendizado no ensino de Ciências. Entretanto, ainda não são usadas de forma efetiva, por muitos profissionais da educação. O presente estudo buscou investigar se os professores de Ciências, das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Itapaci, viabilizam a prática pedagógica como método de ensino e quais os desafios e as possibilidades encontrados na rotina escolar. Para tanto, os professores responderam a um questionário, com questões que visavam entender a forma como trabalham suas aulas práticas na disciplina de Ciências. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi de natureza exploratória e qualitativa, objetivando perceber a importância da influência das atividades práticas no ensino de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cheila Aparecida Pires (2017203301160070@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-08T18:07:54Z No. of bitstreams: 2 Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf: 602428 bytes, checksum: 5e76536c8b46b005faf82cdbfd9e7658 (MD5) TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf: 369292 bytes, checksum: 41a2a27fa7441114aa5bcbbfabed90ef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CHEILA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A Ata de Defesa não foi anexada à submissão. O documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Na ausência da ata de defesa ou do TCAE, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que a Ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-08-09T10:46:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cheila Aparecida Pires (2017203301160070@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T11:04:33Z No. of bitstreams: 3 Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf: 602428 bytes, checksum: 5e76536c8b46b005faf82cdbfd9e7658 (MD5) TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf: 369292 bytes, checksum: 41a2a27fa7441114aa5bcbbfabed90ef (MD5) Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf: 3091463 bytes, checksum: f7abae3fb9949464cfa2b39840df37c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T14:10:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf: 602428 bytes, checksum: 5e76536c8b46b005faf82cdbfd9e7658 (MD5) TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf: 369292 bytes, checksum: 41a2a27fa7441114aa5bcbbfabed90ef (MD5) Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf: 3091463 bytes, checksum: f7abae3fb9949464cfa2b39840df37c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-09T14:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf: 602428 bytes, checksum: 5e76536c8b46b005faf82cdbfd9e7658 (MD5) TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf: 369292 bytes, checksum: 41a2a27fa7441114aa5bcbbfabed90ef (MD5) Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf: 3091463 bytes, checksum: f7abae3fb9949464cfa2b39840df37c8 (MD5) Previous issue date: 2019-08-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado; Prática de Ensino; Metodologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAÇÕ | pt_BR |
dc.title | O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM 9° ANOS NA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE ITAPACI-GO: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES | pt_BR |
dc.title.alternative | THE USE OF PRACTICAL ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING IN 9TH GRADE IN THE PUBLIC NETWORK IN THE CITY OF ITAPACI-GO: A CHALLENGE FOR TEACHERS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Práticas em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cheila Aparecida Pires - Corrigido para o Repositório.pdf | 588,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE - Cheila Aparecida Pires-1.pdf | 360,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata da Defesa - Cheila Aparecida Pires.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.