Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A ABORDAGEM DO TEMA DA BIODIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
metadata.dc.creator: Cunha, Edson Antonio moraes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Paniago, Rosenilde nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carlos Sérgio de
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Patrícia Gouvêa
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo identificar possibilidades para o uso das ferramentas digitais para a abordagem do tema da biodiversidade no ensino de ciências, pois o uso das tecnologias digitais como instrumento de mediação nos processos de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais frequente, havendo uma grande variedade de softwares educacionais disponíveis, assim como de propostas que utilizam essas tecnologias. Assim, através de um estudo teórico de abordagem qualitativa, pode-se concluir que as ferramentas digitais na área educacional podem ser consideradas ferramentas de grande potencial educacional, proporcionando diferentes recursos didáticos, podendo promover benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Assim, pode-se dizer que as ferramentas digitais na abordagem da biodiversidade é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências, pois ela visa a construção de conceitos e uso de estratégias diferenciadas na aprendizagem dos alunos, propiciando novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento do ensino de ciências. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ferramentas digitais. Tecnologias. Recursos didáticos.
Abstract: This study aimed to identify possibilities for the use of digital tools to approach the topic of biodiversity in science teaching, as the use of digital technologies as a mediation instrument in teaching-learning processes has become increasingly frequent, with a wide variety of educational software available, as well as proposals that use these technologies. Thus, through a theoretical study with a qualitative approach, it can be concluded that digital tools in the educational area can be considered tools of great educational potential, providing different didactic resources, which can promote benefits in the teaching-learning process. Thus, it can be said that digital tools in the approach to biodiversity are an integral part of the teaching-learning process of science teaching, as it aims to build concepts and use different strategies in student learning, providing new ways of learning. , teach and produce science teaching knowledge. Key words: Science Teaching. Digital tools. Technologies. Didactic resources.
Keywords: Ensino de ciências
Ferramentas digitais
Tecnologias
Recursos didáticos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652
Issue Date: 5-Apr-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdfEdson TCC-pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.