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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paniago, Rosenilde nogueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carlos Sérgio de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1793705393350441 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Edson Antonio moraes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8798369229764464 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T10:52:34Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10 | - |
dc.date.available | 2022-08-09T10:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to identify possibilities for the use of digital tools to approach the topic of biodiversity in science teaching, as the use of digital technologies as a mediation instrument in teaching-learning processes has become increasingly frequent, with a wide variety of educational software available, as well as proposals that use these technologies. Thus, through a theoretical study with a qualitative approach, it can be concluded that digital tools in the educational area can be considered tools of great educational potential, providing different didactic resources, which can promote benefits in the teaching-learning process. Thus, it can be said that digital tools in the approach to biodiversity are an integral part of the teaching-learning process of science teaching, as it aims to build concepts and use different strategies in student learning, providing new ways of learning. , teach and produce science teaching knowledge. Key words: Science Teaching. Digital tools. Technologies. Didactic resources. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo identificar possibilidades para o uso das ferramentas digitais para a abordagem do tema da biodiversidade no ensino de ciências, pois o uso das tecnologias digitais como instrumento de mediação nos processos de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais frequente, havendo uma grande variedade de softwares educacionais disponíveis, assim como de propostas que utilizam essas tecnologias. Assim, através de um estudo teórico de abordagem qualitativa, pode-se concluir que as ferramentas digitais na área educacional podem ser consideradas ferramentas de grande potencial educacional, proporcionando diferentes recursos didáticos, podendo promover benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Assim, pode-se dizer que as ferramentas digitais na abordagem da biodiversidade é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências, pois ela visa a construção de conceitos e uso de estratégias diferenciadas na aprendizagem dos alunos, propiciando novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento do ensino de ciências. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ferramentas digitais. Tecnologias. Recursos didáticos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edson Antonio Moraes da Cunha (edson.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-03T18:10:01Z No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO.pdf: 1007577 bytes, checksum: f357ce050ccabed3ead912ff80c310db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado EDSON, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A ATA DE DEFSA inserida não está devidamente assinada com todos os membros da banca. Lembramos que a ata de defesa é um documento obrigatório e nela deve constar todas as assinaturas dos membros da banca, inclusive com a indicação da assinatura eletrônica pra fins de comprovação de veracidade do documento. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que a ata de defesa estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-08-03T18:39:48Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Edson Antonio Moraes da Cunha (edson.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-08T18:43:27Z No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T10:47:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-09T10:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-05 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A ABORDAGEM DO TEMA DA BIODIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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