Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee1Paniago, Rosenilde nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Sérgio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793705393350441pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.creatorCunha, Edson Antonio moraes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8798369229764464pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T10:52:34Z-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-08-09T10:52:34Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2652-
dc.description.abstractThis study aimed to identify possibilities for the use of digital tools to approach the topic of biodiversity in science teaching, as the use of digital technologies as a mediation instrument in teaching-learning processes has become increasingly frequent, with a wide variety of educational software available, as well as proposals that use these technologies. Thus, through a theoretical study with a qualitative approach, it can be concluded that digital tools in the educational area can be considered tools of great educational potential, providing different didactic resources, which can promote benefits in the teaching-learning process. Thus, it can be said that digital tools in the approach to biodiversity are an integral part of the teaching-learning process of science teaching, as it aims to build concepts and use different strategies in student learning, providing new ways of learning. , teach and produce science teaching knowledge. Key words: Science Teaching. Digital tools. Technologies. Didactic resources.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar possibilidades para o uso das ferramentas digitais para a abordagem do tema da biodiversidade no ensino de ciências, pois o uso das tecnologias digitais como instrumento de mediação nos processos de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais frequente, havendo uma grande variedade de softwares educacionais disponíveis, assim como de propostas que utilizam essas tecnologias. Assim, através de um estudo teórico de abordagem qualitativa, pode-se concluir que as ferramentas digitais na área educacional podem ser consideradas ferramentas de grande potencial educacional, proporcionando diferentes recursos didáticos, podendo promover benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Assim, pode-se dizer que as ferramentas digitais na abordagem da biodiversidade é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências, pois ela visa a construção de conceitos e uso de estratégias diferenciadas na aprendizagem dos alunos, propiciando novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento do ensino de ciências. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ferramentas digitais. Tecnologias. Recursos didáticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Antonio Moraes da Cunha (edson.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-03T18:10:01Z No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO.pdf: 1007577 bytes, checksum: f357ce050ccabed3ead912ff80c310db (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado EDSON, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   A ATA DE DEFSA inserida não está devidamente assinada com todos os membros da banca. Lembramos que a ata de defesa é um documento obrigatório e nela deve constar todas as assinaturas dos membros da banca, inclusive com a indicação da assinatura eletrônica pra fins de comprovação de veracidade do documento.  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que a ata de defesa estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados.  Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-08-03T18:39:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Antonio Moraes da Cunha (edson.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-08-08T18:43:27Z No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-09T10:47:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-09T10:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdf: 1069573 bytes, checksum: 55feae2f81984b712654985884394cb9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-05en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABRANTES, R Conheça o Edmodo, a rede social da educação. 2012. Disponível em: Acesso em: 08 março de 2022. ALMANAQUE ABRIL. São Paulo: Moderna, 2014. ALMEIDA, M. E. B. Web Currículo, caminhos e narrativas. In: Seminário Web Currículo, 2, 2017, São Paulo. Anais… São Paulo: PUC, 2017. ALVES, F. O. S. O uso das redes sociais nas micro e pequenas empresas como estratégia de vendas e marketing. 2019. 24f. Monografia (Graduação). Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Ciências Administrativas. Ouro Preto-MG, 2019. ALVES, E. F. G. concepções de diversidade na base nacional comum curricular - anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 134p. Dissertação (Mestre em Educação). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – PB 2020. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. BATISTA, S. A.; FREITAS, C. C. G. O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social. Revista Tecnologia e Sociedade. v. 14, n. 30, p. 121-135, jan./abr. 2018. BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. BERTO, R. Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. / Ismaiara Rodrigues Berto – Cuité: CES, 2019. 85 fl. Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Educação e Saúde / UFCG, 2019. BLIKSTEIN, P.; HAEGELE, T. H. Leitura crítica: BNCC de Ciências, v.3. Fevereiro de 2017 2 1. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_8_CI_Paulo_Blikstein.pdf. Acesso em 26 de março de 2022. BORGES, G. L. A. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula - volume 10 - D23 - Unesp/UNIVESP - 1a edição 2012. BRANDÃO, C. BNCC: O que muda no ensino de Ciências? Geekie, 2018. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/bncc-ciencias/ Acesso em 27 de julho de 19 BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasilia: MEC/SEF. 2010. _____. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. 2020. Disponível em: https://www.alex.pro.br/BNCC%20Ci%C3%AAncias%20da%20Natureza.pdf Acesso em: 23 de março de 2022. CARVALHO, R. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Paraná, 2009. FRANÇA, T. B. A gestão educacional e as novas TICs aplicadas à educação. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Anhanguera, v. 4, n. 8, p. 107-120, 2010. FURMAN, M. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009. HOBOLD, M. S.; MATOS, S. S. Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 317-333, 2010. HORNINK, G. Tecnologias digitais mediando o ensino-aprendizagem de Ciências. Alfenas -- MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2018. LAKATOS, E. M.; MARCONI M. M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo, SP: Atlas 2003 LIMA, M. M. T.; DAGNINO, R. P.; FONSECA, R. Um enfoque tecnológico para inclusão social. Perspectivas em Políticas Públicas. Belo Horizonte, vol. 1, n. 2, p. 117-129, jul./dez., 2018. LINHARES, S. Biologia hoje. 2.ed. São Paulo: Ática, 2013. LUTZENBERGER, L. J. Fauna e Flora da Reserva Biológica. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2013. MACHADO, J. R.; TIJIBOY A. V. Redes sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas tecnologias na Educação, v.3, n. 1 de maio 2015. Disponível em: http:// seer. UFRGS.br/renote/article/view/13798. Acesso em: 28 de setembro de 2021. METZGER, J. P.; CASATI, L. Do diagnóstico à conservação da biodiversidade: o estado da arte do programa BIOTA/FAPESP. Biota Neotropica, v. 6, n. 2, p. 1-26, 2016. MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4 ed. São Paulo: Papirus, 2009. NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017. ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 612p. OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015. PURGLY, J. O que é o Edmodo e para que serve. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2016. RAUBER, J. S. S. Biodiversidade em uma abordagem ecológica: uma proposta para o ensino fundamental com a utilização de textos de divulgação científica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.2. RIBEIRO, Renata Aparecida Lobianco. A necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem com a introdução das tecnologias. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 10, Vol. 05, pp. 86-96. Outubro 2021. RODRIGUES, P. B. Fauna e Flora da Reserva Biológica Lami José Lutzenberger. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2013. ROSA, M.; OREY, D. C. O construtivismo como um embasamento teórico-filosófico para o ambiente virtual moodle de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10p, 2013, Belém. Anais… Belém: UniRede, 2013. ROSSI, F. As Mídias Sociais: Um Estudo Comparativo de Casos sobre a Utilização do Facebook nas Empresas. Capivari, SP: FACECAP, 2012. SAMPAIO, V. C. F.; TAVARES, C. C. C. Marketing Digital: O poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica da Faculdade de Administração da Unileão - Centro Universitário Leão Sampaio. Juazeiro do Norte-CE, 2017. SANTOS, G. L. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e Pesquisa, vol.37, n.2, p. 307-320, 2011. SARAIVA, P. M. Marketing Digital: A Utilização das Mídias Sociais como um Canal de comunicação no varejo de moda de Barbalha-CE. Id on Line Rev. Mult. Psic., v.13, n.44, p. 486- 507. 2019. SILVA, M. A. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2019. SILVA, J. V.; VILAÇA, F. A.; COSTA, G. P.; MESQUINHO, G. B.; SILVA, B. H. S. Análise da fauna e flora pré e pós pandemia por Covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p. 45349-45353 may 2021 SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco. (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. SOUZA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: Eduepb, 2011. SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. SOUZA, L. M. C.; ROSA, M. C.; ANTIQUIERA, L. M. O. R. Ensaio reflexivo sobre a biodiversidade e os valores humanos no contexto da pandemia. Revbea, São Paulo, V. 15, No4: 45-54, 2020. TEODORO, V. Educação e computadores. Secção Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2008. TOLOMEI, B. V. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.titleO USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A ABORDAGEM DO TEMA DA BIODIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON ANTÔNIO TCC CONCLUÍDO ok.pdfEdson TCC-pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.