Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LITERATURA INFANTIL: AS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
metadata.dc.creator: Maia, Wanda
Santiago, Flávio
metadata.dc.description.resumo: O contato das crianças desde pequenas com os livros literários, mesmo que ainda não saibam ler as palavras, possibilita um encontro fecundo com a arte, bem como com as representações sociais presentes em nossa sociedade, ao escutar as palavras e visualizar as imagens, a criança começa a se relacionar com o mundo encantado da literatura, participando da linguagem verbal e visual, melhor dizendo, a realização da leitura/escrita pelos bebês e crianças pequenas acontece com os olhos e a boca. O presente artigo tem como objetivo a apontar importância da literatura infantil na educação dos bebês e das crianças bem pequenas, mais especificamente de 0 a 3 anos de idade. Para a elaboração da pesquisa foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica, tendo como recorte temporal a produção entre 2017 e 2022, e foi utilizada a Plataforma Oasis, para a busca dos artigos que foram analisados ao longo do estudo. Dentre os pressupostos teóricos que foram suportes para a elaboração desta pesquisa, estão os aportes da sociologia da infância, pedagogia da infância e literatura infantil. Como resultado, pode-se observar que infelizmente, ainda há uma baixa produção literária voltada para crianças menores de 3 anos de idade, em contrapartida, há um aumento significativo de pesquisas correlacionadas a esta temática e a faixa etária.
Abstract: The contact of children from an early age with literary books, even if they do not yet know how to read the words, enables a fruitful encounter with art, as with the social representations present in our society. When listening to the story and visualizing the images, the child begins to relate to the enchanted world of literature, participating in verbal and visual language, better saying, the realization of reading/writing by babies and small children happens with the eyes and mouth. This article aims to show the importance of children's literature in the education of babies and very young children, more specifically from 0 to 3 years of age. The elaboration of the research is realized from bibliographic research, with productions being between 2017 and 2022. The Oasis Platform was used to search the articles used to analyze throughout the study. Among the theoretical assumptions that supported the elaboration of this research are the contributions of childhood sociology, childhood pedagogy, and children's literature. As a result, it can be apparent that, unfortunately, there is still a low literary production aimed at children under three years. On the other hand, there is a significant increase in research correlated to this theme and age group.
Keywords: Literatura infantil. Educação infantil. Contação de histórias.
Children's literature. Child education. Storytelling.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636
Issue Date: 25-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo- Wanda Macedo Maia.pdfArtigo Wanda Macedo Maia257,86 kBAdobe PDFView/Open
TCAE.pdfTermo de Ciência e Autorização Eletrônica161,32 kBAdobe PDFView/Open
ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdfAta de aprovação153,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.