Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LITERATURA INFANTIL: AS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Autor(es): Maia, Wanda
Santiago, Flávio
Resumo: O contato das crianças desde pequenas com os livros literários, mesmo que ainda não saibam ler as palavras, possibilita um encontro fecundo com a arte, bem como com as representações sociais presentes em nossa sociedade, ao escutar as palavras e visualizar as imagens, a criança começa a se relacionar com o mundo encantado da literatura, participando da linguagem verbal e visual, melhor dizendo, a realização da leitura/escrita pelos bebês e crianças pequenas acontece com os olhos e a boca. O presente artigo tem como objetivo a apontar importância da literatura infantil na educação dos bebês e das crianças bem pequenas, mais especificamente de 0 a 3 anos de idade. Para a elaboração da pesquisa foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica, tendo como recorte temporal a produção entre 2017 e 2022, e foi utilizada a Plataforma Oasis, para a busca dos artigos que foram analisados ao longo do estudo. Dentre os pressupostos teóricos que foram suportes para a elaboração desta pesquisa, estão os aportes da sociologia da infância, pedagogia da infância e literatura infantil. Como resultado, pode-se observar que infelizmente, ainda há uma baixa produção literária voltada para crianças menores de 3 anos de idade, em contrapartida, há um aumento significativo de pesquisas correlacionadas a esta temática e a faixa etária.
Abstract: The contact of children from an early age with literary books, even if they do not yet know how to read the words, enables a fruitful encounter with art, as with the social representations present in our society. When listening to the story and visualizing the images, the child begins to relate to the enchanted world of literature, participating in verbal and visual language, better saying, the realization of reading/writing by babies and small children happens with the eyes and mouth. This article aims to show the importance of children's literature in the education of babies and very young children, more specifically from 0 to 3 years of age. The elaboration of the research is realized from bibliographic research, with productions being between 2017 and 2022. The Oasis Platform was used to search the articles used to analyze throughout the study. Among the theoretical assumptions that supported the elaboration of this research are the contributions of childhood sociology, childhood pedagogy, and children's literature. As a result, it can be apparent that, unfortunately, there is still a low literary production aimed at children under three years. On the other hand, there is a significant increase in research correlated to this theme and age group.
Palavras-chave: Literatura infantil. Educação infantil. Contação de histórias.
Children's literature. Child education. Storytelling.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636
Data do documento: 25-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Wanda Macedo Maia.pdfArtigo Wanda Macedo Maia257,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE.pdfTermo de Ciência e Autorização Eletrônica161,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdfAta de aprovação153,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.