Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maia, Wanda | - |
dc.creator | Santiago, Flávio | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T18:01:14Z | - |
dc.date.available | 2022-06-18 | - |
dc.date.available | 2022-07-27T18:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2636 | - |
dc.description.abstract | The contact of children from an early age with literary books, even if they do not yet know how to read the words, enables a fruitful encounter with art, as with the social representations present in our society. When listening to the story and visualizing the images, the child begins to relate to the enchanted world of literature, participating in verbal and visual language, better saying, the realization of reading/writing by babies and small children happens with the eyes and mouth. This article aims to show the importance of children's literature in the education of babies and very young children, more specifically from 0 to 3 years of age. The elaboration of the research is realized from bibliographic research, with productions being between 2017 and 2022. The Oasis Platform was used to search the articles used to analyze throughout the study. Among the theoretical assumptions that supported the elaboration of this research are the contributions of childhood sociology, childhood pedagogy, and children's literature. As a result, it can be apparent that, unfortunately, there is still a low literary production aimed at children under three years. On the other hand, there is a significant increase in research correlated to this theme and age group. | pt_BR |
dc.description.resumo | O contato das crianças desde pequenas com os livros literários, mesmo que ainda não saibam ler as palavras, possibilita um encontro fecundo com a arte, bem como com as representações sociais presentes em nossa sociedade, ao escutar as palavras e visualizar as imagens, a criança começa a se relacionar com o mundo encantado da literatura, participando da linguagem verbal e visual, melhor dizendo, a realização da leitura/escrita pelos bebês e crianças pequenas acontece com os olhos e a boca. O presente artigo tem como objetivo a apontar importância da literatura infantil na educação dos bebês e das crianças bem pequenas, mais especificamente de 0 a 3 anos de idade. Para a elaboração da pesquisa foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica, tendo como recorte temporal a produção entre 2017 e 2022, e foi utilizada a Plataforma Oasis, para a busca dos artigos que foram analisados ao longo do estudo. Dentre os pressupostos teóricos que foram suportes para a elaboração desta pesquisa, estão os aportes da sociologia da infância, pedagogia da infância e literatura infantil. Como resultado, pode-se observar que infelizmente, ainda há uma baixa produção literária voltada para crianças menores de 3 anos de idade, em contrapartida, há um aumento significativo de pesquisas correlacionadas a esta temática e a faixa etária. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Wanda Macedo Maia (wanda.macedo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-07-25T23:45:55Z No. of bitstreams: 1 Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada WANDA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a Ata de Defesa não foram anexados à submissão. Os documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-07-26T10:57:10Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Wanda Macedo Maia (wanda.macedo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-07-27T17:45:35Z No. of bitstreams: 4 Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) TCAE.pdf: 165195 bytes, checksum: d5c7ab82eb3b02a2fdfc065902e9eb43 (MD5) ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdf: 157483 bytes, checksum: af573501361ac52906328cfb90e0225d (MD5) Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-07-27T17:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) TCAE.pdf: 165195 bytes, checksum: d5c7ab82eb3b02a2fdfc065902e9eb43 (MD5) ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdf: 157483 bytes, checksum: af573501361ac52906328cfb90e0225d (MD5) Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-27T18:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) TCAE.pdf: 165195 bytes, checksum: d5c7ab82eb3b02a2fdfc065902e9eb43 (MD5) ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdf: 157483 bytes, checksum: af573501361ac52906328cfb90e0225d (MD5) Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf: 264044 bytes, checksum: b859b64d46631a8ad40b27d028ead4dc (MD5) Previous issue date: 2022-07-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | LITERATURA INFANTIL: AS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil. Educação infantil. Contação de histórias. | pt_BR |
dc.subject | Children's literature. Child education. Storytelling. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | LITERATURA INFANTIL: AS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo- Wanda Macedo Maia.pdf | Artigo Wanda Macedo Maia | 257,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE.pdf | Termo de Ciência e Autorização Eletrônica | 161,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ATA DE APROVAÇÃO WANDA.pdf | Ata de aprovação | 153,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.