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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Autonomia do educando na Educação Profissional e Tecnológica: a gestão democrático-participativa como espaço formativo
metadata.dc.creator: Borges, Luana Luiza de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes-Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Clêidna Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como finalidade compreender a percepção do educando em relação à participação e exercício da autonomia nos espaços de gestão escolar do IF Goiano - Campus Morrinhos. Os espaços participativos da gestão escolar democrática são tomados como mecanismos não formais de ensino que, aliados à educação formal, favorecem a formação humana integral, uma das concepções da Educação Profissional e Tecnológica. A participação nos diversos espaços pode se dar desde a presença física à participação efetiva, com engajamento, dessa forma, a gestão democrático-participativa vem ao encontro da necessidade de estimular o diálogo e criar relações horizontais dentro da escola para o pleno desenvolvimento do educando. A pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem mista, desenvolvida no IF Goiano - Campus Morrinhos, com alunos matriculados em 2020 no 2º ano do Ensino Médio Integrado dos cursos de Agropecuária, Alimentos e Informática. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, com a aplicação de questionário eletrônico por meio do Google Forms, contendo perguntas abertas e fechadas, e desenvolvimento de entrevista por meio de grupo focal, sendo que os dados da pesquisa foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo para os dados qualitativos e a estatística descritiva para os dados quantitativos. Os resultados mostram que os jovens se consideram participativos, entendem a relevância da participação em suas formações e que o IF Goiano - Campus Morrinhos disponibiliza espaços democráticos, porém, apontam como impeditivos para a participação: falta de ânimo ou motivação, falta de valorização da participação do aluno, não conhecimento da estrutura organizacional para participação e falta de tempo. Diante de tais constatações, foi desenvolvido, como produto educacional, um e-book em formato de diário ficcional, intitulado ‗Diário de uma Juventude Participativa‘, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário presentes na Pedagogia Histórico-Crítica. O produto foi aplicado e avaliado junto ao público-alvo que o considerou dinâmico, de fácil leitura e compreensão, sendo apontado como relevante, e que o acesso às informações, no momento de ingresso à instituição, contribuiria para uma postura mais participativa. Com os resultados, percebe-se que é possível o desenvolvimento autônomo do educando por meio da participação, para tanto, é preciso conhecer os alunos, repensar os espaços escolares de participação e criar outros que possibilitem a participação com engajamento. Sabe-se que a gestão escolar democrática se constrói no fazer diário, assim, os espaços democrático-participativos devem ser encarados para além do cumprimento das normas legais, pois podem contribuir para a formação humana integral, possibilitando ao educando um desenvolvimento pleno, mais crítico e autônomo.
Abstract: The research aimed to evaluate the student's perception in relation to the participation and exercise of autonomy in the school management spaces of the IF Goiano - Morrinhos Campus. The participatory spaces of democratic school management are taken as non-formal teaching mechanisms that, combined with formal education, favor integral human formation, one of the concepts of Professional and Technological Education. The participation in different spaces can range from physical presence to effective participation, with engagement, in this way democratic-participatory management meets the need to stimulate dialogue and create horizontal relationships inside the school for the full development of the student. The research consists of a case study with a mixed approach, developed at IF Goiano - Morrinhos Campus, with students enrolled in 2020 in the second year of Integrated High School of Agriculture, Food and Computer courses. Bibliographic, documentary research, the application of an electronic questionnaire through Google Forms, containing open and closed questions and an interview through a focus group were carried out and the research data were analyzed using content analysis for qualitative data and descriptive statistics for quantitative data. The results show that young people consider themselves participatory, understand the relevance of participation in their training and that the IF Goiano - Morrinhos Campus provides democratic spaces, but they point out as impediments to participation: lack of spirit or motivation, lack of appreciation of the participation of the student, lack of knowledge of the organizational structure for participation and lack of time. In view of these findings, an e-book in the form of a fictional diary, entitled ‗Diary of a Participatory Youth‘, was developed as an educational product, considering the content-form-recipient triad present in Historical-Critical Pedagogy. The product was applied and evaluated with the target audience who considered it dynamic, easy to read and understand, being pointed out as relevant, and that the access to information at the time of joining the institution would contribute to a more participatory posture. With the results, it is clear that the autonomous development of the student through participation is possible, for that it is necessary to know the students, rethink the school spaces of participation and create others that allow participation with engagement. It is known that democratic school management is built on daily work, so democratic-participatory spaces must be seen beyond compliance with legal norms, as they can contribute to integral human formation, enabling for the student a complete, more critical and autonomous development.
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica
Gestão escolar democrática
Espaços não formais
Participação
Autonomia do educando
Professional and Technological Education
Democratic school management
Non-formal spaces
Participation
Student autonomy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2635
Issue Date: 28-Apr-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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