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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Estágio como Mediador na Formação Inicial: reflexos da construção docente marcados pela pandemia da COVID-19
metadata.dc.creator: Faria, Luana Maçoni
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Renata
metadata.dc.description.resumo: Os desafios e as perspectivas impostos pela pandemia da COVID-19 marcaram o processo de ensino-aprendizagem nas diversas modalidades de ensino, bem como na formação de professores. O objetivo geral desta pesquisa é compreender por meio de uma revisão bibliográfica de literatura como o Estágio Curricular Supervisionado (componente curricular obrigatório) forma os futuros profissionais da educação. Através das experiências na concepção do educando/educador, analisando-se relatos de experiências descritas em artigos e pesquisas sobre a oferta do Estágio Curricular Supervisionado em regime emergencial remoto. A metodologia descrita na pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica de trabalhos publicados, entre o ano de 2020 até o presente ano de 2022, com buscas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) em revistas nacionais de Educação, e em resumos de trabalhos publicados em anais de eventos científicos. Os resultados demonstram a grande fragilidade que o ensino encontrou frente à adoção do ensino emergencial remoto, evidenciando subsídios que são necessários para formação inicial de professores durante a pandemia da COVID-19.
Abstract: The challenges and perspectives imposed by the COVID-19 pandemic marked the teaching-learning process in the various teaching modalities, as well as in teacher training. The general objective of this research is to understand, through a literature review, how the Supervised Curricular Internship (compulsory curriculum component) trains future education professionals. Through experiences in the student/educator, analyzing reports of experiences described in articles and research on the offer of the Supervised Curricular Internship in a remote emergency regime. The methodology described in the research is based on a bibliographic review of published works, between the year 2020 and the present year 2022, with searches in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases in national education journals, and in abstracts of works published in the annals of scientific events. The results demonstrate the great fragility that teaching found in the face of the adoption of remote emergency teaching, evidencing subsidies that are necessary for initial teacher training during the COVID-19 pandemic.
Keywords: Formação de professores
Ensino remoto
Pandemia de COVID-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2629
Issue Date: 17-Jun-2026
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

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