Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2615
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONECTIVIDADE, INTERATIVIDADE, GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR
metadata.dc.creator: Lopes, Maycon Douglas Belém
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Débora Astoni
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Eduardo, Ariadne Canedo
metadata.dc.description.resumo: Diante da importante evolução tecnólogica em que vive a atual sociedade, no que concerne à uma perspectiva digital e de conectividade proporcionados por meio da Internet, cabe à escola, com o seu importante papel de auxiliar no desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes, buscar promover metodologias que sejam capazes de desenvolver a capacidade de interação e a autonomia dos seus alunos. Assim, oferecer propostas de ensino que vizem o protagonismo e a ação nos processos de aprendizagem e construção de conhecimento científico. Com base nisto é que surgiu o objetivo de estudo para esta pesquisa, o qual se preocupou em construir, aplicar e avaliar uma nova estratégia de ensino, no formato de uma Sequência Didática Interativa (SDI), com base na utilização de recursos digitais e metodologias ativas de aprendizagem. Dessa forma, a mesma é caracterizada como um estudo de caso de caráter exploratório com foco na implementação de uma nova metodologia que utiliza recursos digitais para ensinar Química. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão investigativa: De que forma incluir significativamente o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas propostas metodológicas de modo que elas ocasionem o estímulo, o questionamento e a participação dos alunos, levando-os a serem protagonistas na construção de seu conhecimento? Assim, esta SDI, constituiu-se de quatro momentos, os quais foram estruturados de forma à incentivar a conectividade dos alunos por meio dos murais interativos da plataforma Padlet, à buscar melhores resultados no aprendizado promovendo o ensino e a revisão de conceitos com o auxílio dos quizzes gamificados da plataforma Kahoot! e na importância da realização do feedback aos estudantes, isto através da utilização dos games disponibilizados na Plataforma WordWall. Estas quatro etapas da SDI foram subsidiadas por questões problematizadoras que contextualizam as discussões sobre o tema didático apresentado como conteúdo da SDI, que foi a relação científica da estrutura do modelo atômico proposto pelo cientista Niels Bohr e as explosões das diferentes cores abservadas nos fogos de artíficios, juntamente com a compreensão do brilho de objetos fluorescentes e fosforescentes. Os alunos participantes da pesquisa percorreram um caminho de interatividade, com conexão por meio sa utilização de recursos digitais e de atividades gamificadas, todas planejadas intuitamente com o objetivo de favorecer a compreensão e o aprendizado dos estudantes em relação ao tema abordado. Ao finalizarmos a etapa de verificação da eficácia da SDI aplicada, concluimos que este projeto foi capaz de proporcionar a oportunidade de construir uma nova estratégia de ensino que trouxe para os alunos momentos significativos de aprendizado em meio a um ambiente dinâmico e interativo, descontraído, capaz de atrair a participação de todos em sala de aula, alcançado o objetivo de ensinar Química de uma maneira atraente e promissora com foco na ação para um aprendizado protagonista dos estudantes.
Abstract: Faced with the important technological evolution that today's society is experiencing, with regard to a digital perspective and connectivity provided through the Internet, it is up to the school, with its important role of assisting in the critical and reflective development of students, to seek to promote methodologies that be able to develop their students' capacity for interaction and autonomy. Thus, offering teaching proposals that aim at the protagonism and action in the processes of learning and construction of scientific knowledge. Based on this, the study objective for this research emerged, which was concerned with building, applying and evaluating a new teaching strategy, in the format of an Interactive Didactic Sequence (IDS), based on the use of digital resources and methodologies. learning assets. Being characterized as an exploratory case study focused on the implementation of a new methodology that uses digital resources to teach Chemistry. Therefore, we seek to answer the following investigative question: How can we significantly include the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the methodological proposals so that they stimulate, question and participate in the students, leading them to be protagonists in the construction of their knowledge? Thus, this IDS consisted of four moments, which were structured in order to encourage student connectivity through the interactive murals of the Padlet platform, to seek better learning results by promoting the teaching and review of concepts with the help of of the gamified quizzes of the Kahoot! and the importance of providing feedback to students, through the use of games available on the WordWall Platform. These four stages of the IDS were supported by problematizing questions that contextualize the discussions on the didactic theme presented as the content of the IDS, which was the scientific relationship of the structure of the atomic model proposed by scientist Niels Bohr and the explosions of different colors observed in fireworks. along with understanding the glow of fluorescent and phosphorescent objects. The students participating in the research followed a path of interactivity, with connection through the use of digital resources and gamified activities, all planned intuitively with the objective of favoring the understanding and learning of students in relation to the topic addressed. At the end of the verification stage of the effectiveness of the applied IDS, we concluded that this project was able to provide the opportunity to build a new teaching strategy that brought significant learning moments to students in a dynamic and interactive, relaxed, capable environment. to attract the participation of everyone in the classroom, achieving the objective of teaching Chemistry in an attractive and promising way with a focus on action for a protagonist learning for students.
Keywords: Ensino de Química
Metodologias Ativas
Gamificação
Protagonismo
Modelos atômicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2615
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_Maycon Douglas Belém Lopes.pdfDissertação8,43 MBAdobe PDFView/Open
Sequência Didática Interativa para o Ensino do Modelo Atômico de Bohr.pdfProduto Educacional2,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.