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Tipo: Livro
Título: PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IF GOIANO: AÇÕES PARA INTERVENÇÃO E MONITORAMENTO DA EVASÃO E RETENÇÃO
Título(s) alternativo(s): Permanence and success in the IF Goiano: actions for intervention and monitoring of evasion and retention
Autor(es): Cavalcante, Fabiani da Costa
Diniz, Johnathan Pereira Alves
Dias, Marco Antonio Harms
Monteiro, Vívian de Faria Caixeta
Resumo: Lançamos este livro com vistas a socializar as ações e projetos que contribuíram para a intervenção e monitoramento da evasão e retenção, bem como na promoção da permanência e êxito dos estudantes. Em um recorte histórico entre os anos de 2018 e 2019, ele traz relatos de experiências coordenadas pela comissão central do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) dos estudantes da Educação Básica Profissional e Educação Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Compõem este livro, relatos de projetos de intervenção pedagógica elaborados e implementados pelos estudantes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertado pelo IF Goiano. Um olhar sobre o passado recente nos lembra o contexto que levou à criação do PEPE e as primeiras ações das comissões de permanência e êxito. Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino, oficialmente o PEPE teve seu início em 2015, quando o IF Goiano recebeu uma notificação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) informando sobre a necessidade de envio dos principais fatores de evasão e retenção dos estudantes do IF Goiano. Para lidar com a problemática da evasão, fez-se indispensável à comissão do PEPE debruçar-se sobre o tema, tendo adotado como base o conceito de evasão da Plataforma Nilo Peçanha, o qual considera evasão quando o estudante deixa de frequentar o curso por qualquer motivo, tais como: abandono, transferência interna ou externa ou desligamento formal. A transferência interna é considerada como evasão para a comissão do PEPE porque o estudante, ao fazer sua transferência para um determinado curso do IF Goiano, continua sendo computado nos índices de evasão da Plataforma Nilo Peçanha naquele curso em que se matriculou anteriormente. Desde então, as pesquisas realizadas no IF Goiano pelo PEPE têm contribuído para auxiliar no planejamento e execução de ações locais e institucionais de forma integrada entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Acreditamos que, ao compartilhar as experiências relatadas neste livro, será possível consolidar as ações desenvolvidas e auxiliar no apontamento de novas propostas de intervenções exequíveis, construídas coletivamente, no sentido de viabilizar condições humanas, financeiras e de infraestrutura, com o objetivo de minimizar a evasão e retenção dos estudantes e elevar os índices de permanência e êxito dos mesmos em todos os níveis e modalidades de ensino. Portanto, esperamos que este livro amplie as possibilidades de aprofundamento do diálogo com a comunidade acadêmica, estudantes, profissionais da educação e pesquisadores interessados no tema.
Abstract: We launched this book with a view to socializing the actions and projects that contributed to the intervention and monitoring of dropout and retention, as well as to the promotion of student permanence and success. In a historical clipping between the years 2018 and 2019, it brings reports of experiences coordinated by the central commission of the Strategic Plan for Permanence and Success (PEPE) of students of Basic Professional Education and Higher Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás . This book comprises reports of pedagogical intervention projects developed and implemented by students of the Lato Sensu Postgraduate Course in Pedagogical Training for Professional, Scientific and Technological Education, offered by IF Goiano. A look at the recent past reminds us of the context that led to the creation of PEPE and the first actions of the commissions of permanence and success. Under the coordination of the Dean of Education, the PEPE officially began in 2015, when IF Goiano received a notification from the Secretariat of Vocational and Technological Education (SETEC/MEC) informing about the need to send the main dropout factors and retention of students at IF Goiano. In order to deal with the problem of dropout, it was essential for the PEPE committee to look into the subject, having adopted as a basis the concept of dropout from the Nilo Peçanha Platform, which considers dropout when the student stops attending the course for any reason. reason, such as: abandonment, internal or external transfer or formal termination. The internal transfer is considered an evasion for the PEPE committee because the student, when transferring to a particular IF Goiano course, continues to be computed in the evasion rates of the Nilo Peçanha Platform in that course in which he previously enrolled. Since then, the research carried out at the IF Goiano by PEPE has contributed to assisting in the planning and execution of local and institutional actions in an integrated manner between Teaching, Research and Extension. We believe that, by sharing the experiences reported in this book, it will be possible to consolidate the actions developed and help to point out new proposals for feasible interventions, built collectively, in the sense of enabling human, financial and infrastructure conditions, with the objective of minimizing evasion. and retention of students and increase their retention and success rates at all levels and modalities of education. Therefore, we hope that this book will expand the possibilities of deepening the dialogue with the academic community, students, education professionals and researchers interested in the topic.
Palavras-chave: Educação Profissional
Ensino
Pesquisa
Extensão
Formação de Professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: CAVALCANTE, Fabiani da Costa; DINIZ, Johnathan Pereira Alves; DIAS, Marco Antonio Harms; MONTEIRO, Vívian de Faria Caixeta (org.). Permanência e êxito no IF Goiano: ações para intervenção e monitoramento da evasão e retenção. Goiânia: If Goiano, 2022. 373 p. ISBN (e-book): 978-65-87469-22-5.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2604
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:Obras Institucionais publicados pelo IF Goiano

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