Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Autor(es): Sousa, Lorena Bianca e Pena
Primeiro Orientador: Santos, Maria Licia dos
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as relações pedagógicas efetivadas no contexto do distanciamento social, marcado pelo momento pandêmico da Covid-19. O estudo procurou relatar os impactos gerados pela pandemia, em uma análise feita durante a realização dos estágios supervisionados curriculares I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres, nas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Hélio Veloso, situado na cidade de Ceres, Goiás. Buscou observar as metodologias utilizadas no ensino de ciências e perceber as dificuldades encontradas pela professora e alunos nas aulas remotas e híbridas. Teóricos ressaltam a importância do estágio supervisionado organizado de forma objetiva, embasado na prática. Além dessa objetividade e praticidade, enfatizam que é necessário considerar os desafios que são vivenciados pelos licenciandos durante a execução dos estágios durante a pandemia. Foram aplicados questionários no intuito de entender as vivências dos alunos, suas dificuldades e expectativas. Concluímos que foram muitas as dificuldades, entretanto o momento também foi rico em aprendizados, com o uso das tecnologias.
Abstract: The present study aimed to analyze the pedagogical relationships carried out in the context of social distancing, marked by the pandemic moment of Covid-19. The study sought to report the impacts generated by the pandemic, in an analysis carried out during the supervised curricular internships I and II of the Degree in Biological Sciences at IF Goiano - Campus Ceres, in the 8th grade classes of Elementary School II at Colégio Military Police of Goiás Hélio Veloso, located in the city of Ceres, Goiás. It sought to observe the methodologies used in science teaching and to understand the difficulties encountered by the teacher and students in remote and hybrid classes. Theorists emphasize the importance of the supervised internship organized in an objective way, based on practice. In addition to this objectivity and practicality, they emphasize that it is necessary to consider the challenges that are experienced by undergraduates during the execution of internships during the pandemic. Questionnaires were applied in order to understand the students' experiences, their difficulties and expectations. We concluded that there were many difficulties, however the moment was also rich in learning, with the use of technologies.
Palavras-chave: Dificuldades
Distanciamento social
Ensino fundamental
Professor-aluno
Ensino híbrido.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf978,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf116,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf93,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.