Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
Autor(es): | Sousa, Lorena Bianca e Pena |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Licia dos |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar as relações pedagógicas efetivadas no contexto do distanciamento social, marcado pelo momento pandêmico da Covid-19. O estudo procurou relatar os impactos gerados pela pandemia, em uma análise feita durante a realização dos estágios supervisionados curriculares I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres, nas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Hélio Veloso, situado na cidade de Ceres, Goiás. Buscou observar as metodologias utilizadas no ensino de ciências e perceber as dificuldades encontradas pela professora e alunos nas aulas remotas e híbridas. Teóricos ressaltam a importância do estágio supervisionado organizado de forma objetiva, embasado na prática. Além dessa objetividade e praticidade, enfatizam que é necessário considerar os desafios que são vivenciados pelos licenciandos durante a execução dos estágios durante a pandemia. Foram aplicados questionários no intuito de entender as vivências dos alunos, suas dificuldades e expectativas. Concluímos que foram muitas as dificuldades, entretanto o momento também foi rico em aprendizados, com o uso das tecnologias. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the pedagogical relationships carried out in the context of social distancing, marked by the pandemic moment of Covid-19. The study sought to report the impacts generated by the pandemic, in an analysis carried out during the supervised curricular internships I and II of the Degree in Biological Sciences at IF Goiano - Campus Ceres, in the 8th grade classes of Elementary School II at Colégio Military Police of Goiás Hélio Veloso, located in the city of Ceres, Goiás. It sought to observe the methodologies used in science teaching and to understand the difficulties encountered by the teacher and students in remote and hybrid classes. Theorists emphasize the importance of the supervised internship organized in an objective way, based on practice. In addition to this objectivity and practicality, they emphasize that it is necessary to consider the challenges that are experienced by undergraduates during the execution of internships during the pandemic. Questionnaires were applied in order to understand the students' experiences, their difficulties and expectations. We concluded that there were many difficulties, however the moment was also rich in learning, with the use of technologies. |
Palavras-chave: | Dificuldades Distanciamento social Ensino fundamental Professor-aluno Ensino híbrido. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587 |
Data do documento: | 9-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf | 978,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf | 116,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf | 93,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.