Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Licia dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.creatorSousa, Lorena Bianca e Pena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152082959236814pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T17:43:37Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-30T17:43:37Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2587-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the pedagogical relationships carried out in the context of social distancing, marked by the pandemic moment of Covid-19. The study sought to report the impacts generated by the pandemic, in an analysis carried out during the supervised curricular internships I and II of the Degree in Biological Sciences at IF Goiano - Campus Ceres, in the 8th grade classes of Elementary School II at Colégio Military Police of Goiás Hélio Veloso, located in the city of Ceres, Goiás. It sought to observe the methodologies used in science teaching and to understand the difficulties encountered by the teacher and students in remote and hybrid classes. Theorists emphasize the importance of the supervised internship organized in an objective way, based on practice. In addition to this objectivity and practicality, they emphasize that it is necessary to consider the challenges that are experienced by undergraduates during the execution of internships during the pandemic. Questionnaires were applied in order to understand the students' experiences, their difficulties and expectations. We concluded that there were many difficulties, however the moment was also rich in learning, with the use of technologies.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar as relações pedagógicas efetivadas no contexto do distanciamento social, marcado pelo momento pandêmico da Covid-19. O estudo procurou relatar os impactos gerados pela pandemia, em uma análise feita durante a realização dos estágios supervisionados curriculares I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres, nas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Hélio Veloso, situado na cidade de Ceres, Goiás. Buscou observar as metodologias utilizadas no ensino de ciências e perceber as dificuldades encontradas pela professora e alunos nas aulas remotas e híbridas. Teóricos ressaltam a importância do estágio supervisionado organizado de forma objetiva, embasado na prática. Além dessa objetividade e praticidade, enfatizam que é necessário considerar os desafios que são vivenciados pelos licenciandos durante a execução dos estágios durante a pandemia. Foram aplicados questionários no intuito de entender as vivências dos alunos, suas dificuldades e expectativas. Concluímos que foram muitas as dificuldades, entretanto o momento também foi rico em aprendizados, com o uso das tecnologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Bianca Pena e Sousa (lorena.bianca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-29T16:31:50Z No. of bitstreams: 1 tcc_Lorena Sousa.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Lorena,  Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a Ata de Defesa não foram anexados à submissão. Os documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-06-29T16:44:00Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Bianca Pena e Sousa (lorena.bianca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-30T15:19:35Z No. of bitstreams: 4 tcc_Lorena Sousa.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) TCAE - BIANCA PENA.pdf: 118971 bytes, checksum: fae715118a723ebb3d2725564538903c (MD5) FICHA CATAOGRAFICA + TC BIIANCA.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) ATA DEFESA.pdf: 95634 bytes, checksum: ede4430d41c0fe38adc20e52061e1fc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-30T17:29:20Z (GMT) No. of bitstreams: 4 tcc_Lorena Sousa.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) TCAE - BIANCA PENA.pdf: 118971 bytes, checksum: fae715118a723ebb3d2725564538903c (MD5) FICHA CATAOGRAFICA + TC BIIANCA.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) ATA DEFESA.pdf: 95634 bytes, checksum: ede4430d41c0fe38adc20e52061e1fc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-30T17:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 4 tcc_Lorena Sousa.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) TCAE - BIANCA PENA.pdf: 118971 bytes, checksum: fae715118a723ebb3d2725564538903c (MD5) FICHA CATAOGRAFICA + TC BIIANCA.pdf: 1001722 bytes, checksum: bde8bcdc7f910123f20886651f378105 (MD5) ATA DEFESA.pdf: 95634 bytes, checksum: ede4430d41c0fe38adc20e52061e1fc8 (MD5) Previous issue date: 2022-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBERNARDY, K.; PAZ, D., M., T. IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. XVII Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio Grande do Sul: UNICRUZ, 2014. BIASOTTO, L., C. et al. PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA. VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2020. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI n° 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm >. Acessado em: 01 de set de 2021. _______________. PARECER CNE/CP n° 5/2020. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >. Acessado em: 01 de set de 2021. _______________. PARECER CNE/CP n° 11/2020. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file >. Acessado em: 01 de set de 2021. _______________. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO n° 2, DE 1° DE JULHO DE 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file >. Acessado em: 01 de set de 2021. ____________. MEC – Escola de Gestores da Educação Básica. Perguntas Frequentes – Educação a Distância. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em nov/2021. BULGRAEN, V., C. O PAPEL DO PROFESSOR E SUA MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Conteúdo, v.1, n. 4, 2010 – ISSN 1807-9536. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GOIÁS. COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS. REGIMENTO ESCOLAR, 2020. Disponível em: < https://www.portalcepmg.com.br/wp-content/uploads/2018/05/document.pdf >. Acessado em: 12 de mai de 2021. GOIÁS. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA GOIANO. PORTARIA Nº 1.000, DE 29 DE JUNHO DE 2020. Disponível em: < https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/MHOS/Doc_Extensao/2021/Portaria-n-1000-2020-Estgios.pdf >. Acessado em 21 de jan de 2021. ____________. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICECIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. Disponível em: < https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos-superiores-ceres/196-licenciatura-em-ciencias-biologicas.html >. Acessado em 22 de jan de 2021. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. HODGES, C.; et al. The Differenc Between Emergency Remote Teaching and Online Learnig. Educause Review, 2020. Disponível em: < https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergencyremote-teaching-and-online-learning >. LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994. LIBÂNEO, J., C. ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed, v. 2. São Paulo: Cortez, 2011. LIMA, José Maria Maciel. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 01, Vol. 09, pp. 53-73. Janeiro de 2021. ISSN: 2448-0959: Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle. Acesso em: 08 de nov. 2021. MOREIRA, J., A., M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI: < https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123 >. OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em 08 de nov. 2021. PICONEZ, Stela C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. SCALABRINI, I.; MOLINARI, A. A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. São Paulo: UNAR v 7, n° 1, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectDistanciamento socialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino híbrido.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf978,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf116,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Lorena Bianca Pena e Sousa.pdf93,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.