Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Colorir para aprender: Produção de um caderno de atividades de Química
metadata.dc.creator: Silva, Tiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Beatriz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ilmo
metadata.dc.description.resumo: A motivação para o estudo da disciplina Química pode ser obtida através da inserção de metodologias atraentes e da utilização de materiais didáticos que sejam potencialmente significativos e que despertem a atenção dos estudantes. Existem múltiplas estratégias que podem serem aplicadas no ambiente escolar que auxiliarão na compreensão e aprendizado dos conteúdos, um exemplo disto é a utilização de desenhos de colorir que atuam como importantes recursos pedagógicos para promover a comunicação e o entendimento de conceitos científicos. Além disso, essa prática possibilita a liberação da criatividade, a expressão de sentimentos, ideias e atuam como um estímulo para as funções nervosas e musculares do corpo humano. Sabendo da importância dos materiais didáticos, através deste trabalho confeccionou-se um caderno de atividades de Química, baseado em atividades de colorir, voltado a estudantes da 1.ª série do Ensino Médio, resultando em um material de apoio mediador no processo de ensino-aprendizado. O caderno foi elaborado com o intuito de proporcionar o conhecimento de uma forma dinâmica através de tarefas de colorir e de desenhos que liberem a criatividade dos educandos.
Abstract: The motivation to study the discipline of Chemistry can be obtained through the insertion of attractive methodologies and the use of didactic materials that are potentially significant and that arouse the attention of students. There are multiple strategies that can be applied in the school environment that will help in the understanding and learning of the contents, an example of this is the use of coloring drawings that act as important pedagogical resources to promote communication and understanding of scientific concepts. In addition, this practice allows to release of creativity, the expression of feelings, ideas and acts as a stimulus for the nervous and muscular functions of the human body. Knowing the importance of teaching materials, through this work a Chemistry activity notebook was made, based on coloring activities, aimed at students of the 1st grade of high school, resulting in a mediating support material in the teaching-learning process. The notebook was created with the aim of providing knowledge in a dynamic way through coloring and drawing tasks that release the creativity of the students.
Keywords: Desenhos
Colorir
Materiais didáticos
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586
Issue Date: 21-Jan-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC II - Tiago Oliveira Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Tiago Oliveira Silva10,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.