Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Beatriz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0178000276198418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7934023451377993 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ilmo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1985204444342972 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Tiago | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4899450250033633 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T00:05:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10 | - |
dc.date.available | 2022-06-30T00:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586 | - |
dc.description.abstract | The motivation to study the discipline of Chemistry can be obtained through the insertion of attractive methodologies and the use of didactic materials that are potentially significant and that arouse the attention of students. There are multiple strategies that can be applied in the school environment that will help in the understanding and learning of the contents, an example of this is the use of coloring drawings that act as important pedagogical resources to promote communication and understanding of scientific concepts. In addition, this practice allows to release of creativity, the expression of feelings, ideas and acts as a stimulus for the nervous and muscular functions of the human body. Knowing the importance of teaching materials, through this work a Chemistry activity notebook was made, based on coloring activities, aimed at students of the 1st grade of high school, resulting in a mediating support material in the teaching-learning process. The notebook was created with the aim of providing knowledge in a dynamic way through coloring and drawing tasks that release the creativity of the students. | pt_BR |
dc.description.resumo | A motivação para o estudo da disciplina Química pode ser obtida através da inserção de metodologias atraentes e da utilização de materiais didáticos que sejam potencialmente significativos e que despertem a atenção dos estudantes. Existem múltiplas estratégias que podem serem aplicadas no ambiente escolar que auxiliarão na compreensão e aprendizado dos conteúdos, um exemplo disto é a utilização de desenhos de colorir que atuam como importantes recursos pedagógicos para promover a comunicação e o entendimento de conceitos científicos. Além disso, essa prática possibilita a liberação da criatividade, a expressão de sentimentos, ideias e atuam como um estímulo para as funções nervosas e musculares do corpo humano. Sabendo da importância dos materiais didáticos, através deste trabalho confeccionou-se um caderno de atividades de Química, baseado em atividades de colorir, voltado a estudantes da 1.ª série do Ensino Médio, resultando em um material de apoio mediador no processo de ensino-aprendizado. O caderno foi elaborado com o intuito de proporcionar o conhecimento de uma forma dinâmica através de tarefas de colorir e de desenhos que liberem a criatividade dos educandos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tiago Oliveira Silva (tiago.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-29T23:16:11Z No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-29T23:59:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-30T00:05:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5) Previous issue date: 2022-01-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ARANTES, Giordano Muneiro. Desenvolvimento de material didático no contexto Educacional: exemplos na disciplina de física para o Ensino médio. UNICAMP, 2019. BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009. CARREIRO, Lorena Mendes et al. A importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica no ensino médio. XVI ENEQ/X EDUQUI-ISSN: 2179-5355, 2012. DA SILVA, Airton Marques. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Rev. Quim. Ind, v. 711, n. 7, 2011. DA SILVA, Elizangela Aparecida et al. Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 95-104, 2010. MARTINS, Robelissa De Lima et al.. Metodologia criativa para a disciplina de química no ensino médio, aplicada no municipio de quixadá-ce. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. DE LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista espaço acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012. FERREIRA, Maria Onaira Gonçalves; DIAS, Iara Campos; OLIVEIRA, Marly Lopes de. Química encantada: aplicação de uma metodologia alternativa no ensino de química. Universidade Estadual do Piauí–PIBIC, Piauí, 2010. GARCIA, E. M. S. S.; PEREIRA, K. S.; FIALHO, N. N. Metodologias alternativas para o ensino de química: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. GARCEZ, Edna Sheron da Costa. O Lúdico em Ensino de Química: um estudo do estado da arte. Repositório UFG, 2014. KIMURA, Luciana Akemi. Produção e avaliação de pranchas com imagens para colorir no ensino de Biologia. UNICAMP, 2019. MARASCIULO, Marília. Livros de colorir para adultos realmente alteram a atividade cerebral?. Revista Galileu, 2015. MELO, Alessandra Cunha et al. Jogos didáticos no Ensino de Química. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 8, n. 2, p. 97-102, 2015. NEVES, Natalia Nascimento et al. Produção de material didático no ensino de química: contribuições no desenvolvimento de um ensino contextualizado e significativo. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, 2017. PAULO, Paula Rodrigues N. F.; BORGES, Márcia Narcizo; DELOU, Cristina Maria C. Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo. 18 Revista Areté, 2018. POLICARPO, Ivani; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Contribuições dos recursos alternativos para a prática pedagógica. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Cadernos PDE, Curitiba: SEED/PR, 2008. SANTOS, Anderson Oliveira et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n. 7 (b), 2013. SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, É. T. G. Livros didáticos para Química no ensino médio: Levantamento sobre a presença/ausência de abordagem experimental. Anais da Associação Brasileira de Química, v. 52, n. 3, p. 97-101, 2003. SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano et al. Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação de Professores de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 1, p. 47- 58, 2018. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Desenhos | pt_BR |
dc.subject | Colorir | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Colorir para aprender: Produção de um caderno de atividades de Química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Tiago Oliveira Silva | 10,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.