Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0178000276198418pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorSilva, Tiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899450250033633pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T00:05:31Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2022-06-30T00:05:31Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2586-
dc.description.abstractThe motivation to study the discipline of Chemistry can be obtained through the insertion of attractive methodologies and the use of didactic materials that are potentially significant and that arouse the attention of students. There are multiple strategies that can be applied in the school environment that will help in the understanding and learning of the contents, an example of this is the use of coloring drawings that act as important pedagogical resources to promote communication and understanding of scientific concepts. In addition, this practice allows to release of creativity, the expression of feelings, ideas and acts as a stimulus for the nervous and muscular functions of the human body. Knowing the importance of teaching materials, through this work a Chemistry activity notebook was made, based on coloring activities, aimed at students of the 1st grade of high school, resulting in a mediating support material in the teaching-learning process. The notebook was created with the aim of providing knowledge in a dynamic way through coloring and drawing tasks that release the creativity of the students.pt_BR
dc.description.resumoA motivação para o estudo da disciplina Química pode ser obtida através da inserção de metodologias atraentes e da utilização de materiais didáticos que sejam potencialmente significativos e que despertem a atenção dos estudantes. Existem múltiplas estratégias que podem serem aplicadas no ambiente escolar que auxiliarão na compreensão e aprendizado dos conteúdos, um exemplo disto é a utilização de desenhos de colorir que atuam como importantes recursos pedagógicos para promover a comunicação e o entendimento de conceitos científicos. Além disso, essa prática possibilita a liberação da criatividade, a expressão de sentimentos, ideias e atuam como um estímulo para as funções nervosas e musculares do corpo humano. Sabendo da importância dos materiais didáticos, através deste trabalho confeccionou-se um caderno de atividades de Química, baseado em atividades de colorir, voltado a estudantes da 1.ª série do Ensino Médio, resultando em um material de apoio mediador no processo de ensino-aprendizado. O caderno foi elaborado com o intuito de proporcionar o conhecimento de uma forma dinâmica através de tarefas de colorir e de desenhos que liberem a criatividade dos educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Oliveira Silva (tiago.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-29T23:16:11Z No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-29T23:59:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-30T00:05:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC II - Tiago Oliveira Silva.pdf: 10504802 bytes, checksum: 75d1112ff6f9c6d4515544fe394e3792 (MD5) Previous issue date: 2022-01-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARANTES, Giordano Muneiro. Desenvolvimento de material didático no contexto Educacional: exemplos na disciplina de física para o Ensino médio. UNICAMP, 2019. BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009. CARREIRO, Lorena Mendes et al. A importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica no ensino médio. XVI ENEQ/X EDUQUI-ISSN: 2179-5355, 2012. DA SILVA, Airton Marques. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Rev. Quim. Ind, v. 711, n. 7, 2011. DA SILVA, Elizangela Aparecida et al. Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 95-104, 2010. MARTINS, Robelissa De Lima et al.. Metodologia criativa para a disciplina de química no ensino médio, aplicada no municipio de quixadá-ce. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. DE LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista espaço acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012. FERREIRA, Maria Onaira Gonçalves; DIAS, Iara Campos; OLIVEIRA, Marly Lopes de. Química encantada: aplicação de uma metodologia alternativa no ensino de química. Universidade Estadual do Piauí–PIBIC, Piauí, 2010. GARCIA, E. M. S. S.; PEREIRA, K. S.; FIALHO, N. N. Metodologias alternativas para o ensino de química: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. GARCEZ, Edna Sheron da Costa. O Lúdico em Ensino de Química: um estudo do estado da arte. Repositório UFG, 2014. KIMURA, Luciana Akemi. Produção e avaliação de pranchas com imagens para colorir no ensino de Biologia. UNICAMP, 2019. MARASCIULO, Marília. Livros de colorir para adultos realmente alteram a atividade cerebral?. Revista Galileu, 2015. MELO, Alessandra Cunha et al. Jogos didáticos no Ensino de Química. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 8, n. 2, p. 97-102, 2015. NEVES, Natalia Nascimento et al. Produção de material didático no ensino de química: contribuições no desenvolvimento de um ensino contextualizado e significativo. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, 2017. PAULO, Paula Rodrigues N. F.; BORGES, Márcia Narcizo; DELOU, Cristina Maria C. Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo. 18 Revista Areté, 2018. POLICARPO, Ivani; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Contribuições dos recursos alternativos para a prática pedagógica. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Cadernos PDE, Curitiba: SEED/PR, 2008. SANTOS, Anderson Oliveira et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n. 7 (b), 2013. SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, É. T. G. Livros didáticos para Química no ensino médio: Levantamento sobre a presença/ausência de abordagem experimental. Anais da Associação Brasileira de Química, v. 52, n. 3, p. 97-101, 2003. SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano et al. Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação de Professores de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 1, p. 47- 58, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDesenhospt_BR
dc.subjectColorirpt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleColorir para aprender: Produção de um caderno de atividades de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC II - Tiago Oliveira Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Tiago Oliveira Silva10,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.