Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2580
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | INVESTIGANDO O BIOMA CERRADO: QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO? |
Other Titles: | INVESTIGATING THE CERRADO BIOMA: WHAT ARE THE CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS? |
metadata.dc.creator: | Silva, Francielle Ramos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Gustavo Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | O Cerrado é visto, comumente como um ambiente pobre em espécies animais e vegetais, composto por árvores retorcidas que demostram a escassez de água e às queimadas frequentes, sua grande diversidade de fauna e flora muitas vezes passa despercebida. Visando entender melhor a visão das pessoas sobre o Cerrado, o objetivo da pesquisa foi levantar e compreender as concepções de estudantes do Ensino Médio do IF Goiano – Campus Ceres, a respeito do tema, procurando apreender como esse bioma tem sido tratado dentro da sala de aula. Espera-se que a pesquisa promova reflexões acerca do Cerrado no ambiente escolar, principalmente sobre a urgente necessidade de preservação e valorização desse bioma, tanto de sua biodiversidade quanto de seu conhecimento socioambiental. |
Abstract: | The Cerrado is seen as a poor environment in animal and plant species, composed of twisted plants that demonstrate the scarcity of water and frequent wildfires, but with great biodiversity often unknown. Thus, the present research was developed with the objective of understanding how the Cerrado biome and its peculiarities are addressed at the High School of the IF Goiano - Campus Ceres. It is expected that the results of this research can indicate how the topic is addressed and which aspects need to be explored, allowing to promote the preservation and valorization of this biome, both in relation to its biodiversity and its socio-environmental importance. |
Keywords: | Bioma Cerrado Ensino-aprendizagem Ensino de Biologia Prática educativa Cerrado Biome Teaching-learning Biology Teaching Educational practice |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2580 |
Issue Date: | 15-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Francielle_Ramos_da_Silva.pdf | 467,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.