Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2580
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INVESTIGANDO O BIOMA CERRADO: QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?
Other Titles: INVESTIGATING THE CERRADO BIOMA: WHAT ARE THE CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS?
metadata.dc.creator: Silva, Francielle Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Gustavo Lopes
metadata.dc.description.resumo: O Cerrado é visto, comumente como um ambiente pobre em espécies animais e vegetais, composto por árvores retorcidas que demostram a escassez de água e às queimadas frequentes, sua grande diversidade de fauna e flora muitas vezes passa despercebida. Visando entender melhor a visão das pessoas sobre o Cerrado, o objetivo da pesquisa foi levantar e compreender as concepções de estudantes do Ensino Médio do IF Goiano – Campus Ceres, a respeito do tema, procurando apreender como esse bioma tem sido tratado dentro da sala de aula. Espera-se que a pesquisa promova reflexões acerca do Cerrado no ambiente escolar, principalmente sobre a urgente necessidade de preservação e valorização desse bioma, tanto de sua biodiversidade quanto de seu conhecimento socioambiental.
Abstract: The Cerrado is seen as a poor environment in animal and plant species, composed of twisted plants that demonstrate the scarcity of water and frequent wildfires, but with great biodiversity often unknown. Thus, the present research was developed with the objective of understanding how the Cerrado biome and its peculiarities are addressed at the High School of the IF Goiano - Campus Ceres. It is expected that the results of this research can indicate how the topic is addressed and which aspects need to be explored, allowing to promote the preservation and valorization of this biome, both in relation to its biodiversity and its socio-environmental importance.
Keywords: Bioma Cerrado
Ensino-aprendizagem
Ensino de Biologia
Prática educativa
Cerrado Biome
Teaching-learning
Biology Teaching
Educational practice
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2580
Issue Date: 15-Jun-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Francielle_Ramos_da_Silva.pdf467,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.