Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO |
Autor(es): | Marques, Divalci Moisés |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Lícia dos |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo tratar da importância do ensino de Libras para crianças ouvintes nas escolas, na compreensão de que a educação bilíngue poderá ser um meio mais eficaz de interação entre surdos e ouvintes, possibilitando a comunicação social e contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. A pesquisa está baseada em estudos de teóricos e pesquisadores que fundamentaram a narrativa de experiência do autor, que escreve sobre as dificuldades vividas pela sua família e pela filha com surdez congênita. Considerando que todos os cidadãos passam por uma instituição escolar, o ensino de Libras, sendo oferecido nas escolas, poderá contribuir de forma significativa para a existência de cidadãos bilíngues, atuantes em todos os campos da sociedade, possibilitando assim a inclusão que acolhe todas as pessoas sem exceção. |
Abstract: | The present study aims to address the importance of teaching the Brazilian Sign Language (known as Libras) to hearing children in schools, in the comprehensing that bilingual education can be a more effective means of interaction between deaf and hearing people, enabling social communication and hence contributing to the formation of a more inclusive society. The research is based on theoretical studies and researchers that supported the author's experience narrative, whom writes about the difficulties experienced by his family and his daughter wich has congenital deafness. Considering that all citizens go through a school institution, the teaching of Libras, being offered in schools, can contribute significantly to the existence of bilingual citizens who work in all fields of society, therefore enabling inclusion that welcomes all people, with no exception |
Palavras-chave: | Ensino de Libras Surdez Inclusão Ouvintes Deafness Surdez Inclusion Listeners Teaching Libras |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576 |
Data do documento: | 7-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 564,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.