Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO
Autor(es): Marques, Divalci Moisés
Primeiro Orientador: Santos, Maria Lícia dos
Resumo: O presente estudo tem como objetivo tratar da importância do ensino de Libras para crianças ouvintes nas escolas, na compreensão de que a educação bilíngue poderá ser um meio mais eficaz de interação entre surdos e ouvintes, possibilitando a comunicação social e contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. A pesquisa está baseada em estudos de teóricos e pesquisadores que fundamentaram a narrativa de experiência do autor, que escreve sobre as dificuldades vividas pela sua família e pela filha com surdez congênita. Considerando que todos os cidadãos passam por uma instituição escolar, o ensino de Libras, sendo oferecido nas escolas, poderá contribuir de forma significativa para a existência de cidadãos bilíngues, atuantes em todos os campos da sociedade, possibilitando assim a inclusão que acolhe todas as pessoas sem exceção.
Abstract: The present study aims to address the importance of teaching the Brazilian Sign Language (known as Libras) to hearing children in schools, in the comprehensing that bilingual education can be a more effective means of interaction between deaf and hearing people, enabling social communication and hence contributing to the formation of a more inclusive society. The research is based on theoretical studies and researchers that supported the author's experience narrative, whom writes about the difficulties experienced by his family and his daughter wich has congenital deafness. Considering that all citizens go through a school institution, the teaching of Libras, being offered in schools, can contribute significantly to the existence of bilingual citizens who work in all fields of society, therefore enabling inclusion that welcomes all people, with no exception
Palavras-chave: Ensino de Libras Surdez
Inclusão
Ouvintes
Deafness
Surdez
Inclusion
Listeners
Teaching Libras
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdfTrabalho de Conclusão de Curso564,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.