Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO
metadata.dc.creator: Marques, Divalci Moisés
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo tratar da importância do ensino de Libras para crianças ouvintes nas escolas, na compreensão de que a educação bilíngue poderá ser um meio mais eficaz de interação entre surdos e ouvintes, possibilitando a comunicação social e contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. A pesquisa está baseada em estudos de teóricos e pesquisadores que fundamentaram a narrativa de experiência do autor, que escreve sobre as dificuldades vividas pela sua família e pela filha com surdez congênita. Considerando que todos os cidadãos passam por uma instituição escolar, o ensino de Libras, sendo oferecido nas escolas, poderá contribuir de forma significativa para a existência de cidadãos bilíngues, atuantes em todos os campos da sociedade, possibilitando assim a inclusão que acolhe todas as pessoas sem exceção.
Abstract: The present study aims to address the importance of teaching the Brazilian Sign Language (known as Libras) to hearing children in schools, in the comprehensing that bilingual education can be a more effective means of interaction between deaf and hearing people, enabling social communication and hence contributing to the formation of a more inclusive society. The research is based on theoretical studies and researchers that supported the author's experience narrative, whom writes about the difficulties experienced by his family and his daughter wich has congenital deafness. Considering that all citizens go through a school institution, the teaching of Libras, being offered in schools, can contribute significantly to the existence of bilingual citizens who work in all fields of society, therefore enabling inclusion that welcomes all people, with no exception
Keywords: Ensino de Libras Surdez
Inclusão
Ouvintes
Deafness
Surdez
Inclusion
Listeners
Teaching Libras
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
Issue Date: 7-Jun-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdfTrabalho de Conclusão de Curso564,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.