Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.creatorMarques, Divalci Moisés-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3219661477933139pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T11:36:13Z-
dc.date.available2022-06-27-
dc.date.available2022-06-28T11:36:13Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2576-
dc.description.abstractThe present study aims to address the importance of teaching the Brazilian Sign Language (known as Libras) to hearing children in schools, in the comprehensing that bilingual education can be a more effective means of interaction between deaf and hearing people, enabling social communication and hence contributing to the formation of a more inclusive society. The research is based on theoretical studies and researchers that supported the author's experience narrative, whom writes about the difficulties experienced by his family and his daughter wich has congenital deafness. Considering that all citizens go through a school institution, the teaching of Libras, being offered in schools, can contribute significantly to the existence of bilingual citizens who work in all fields of society, therefore enabling inclusion that welcomes all people, with no exceptionpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo tratar da importância do ensino de Libras para crianças ouvintes nas escolas, na compreensão de que a educação bilíngue poderá ser um meio mais eficaz de interação entre surdos e ouvintes, possibilitando a comunicação social e contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. A pesquisa está baseada em estudos de teóricos e pesquisadores que fundamentaram a narrativa de experiência do autor, que escreve sobre as dificuldades vividas pela sua família e pela filha com surdez congênita. Considerando que todos os cidadãos passam por uma instituição escolar, o ensino de Libras, sendo oferecido nas escolas, poderá contribuir de forma significativa para a existência de cidadãos bilíngues, atuantes em todos os campos da sociedade, possibilitando assim a inclusão que acolhe todas as pessoas sem exceção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Divalci Moisés Marques (divalci.moises@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T00:05:49Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdf: 578165 bytes, checksum: ba3b087e1e5daff77b96a831e6a26593 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T11:29:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdf: 578165 bytes, checksum: ba3b087e1e5daff77b96a831e6a26593 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T11:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdf: 578165 bytes, checksum: ba3b087e1e5daff77b96a831e6a26593 (MD5) Previous issue date: 2022-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Libras Surdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectOuvintespt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectListenerspt_BR
dc.subjectTeaching Libraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Divalci_Moisés_Marques.pdfTrabalho de Conclusão de Curso564,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.