Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2572
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Other Titles: Scientific Literacy: The Practice of Reading and Interpreting Texts in Science Teaching
metadata.dc.creator: Santos, Rafael
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Renata
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Lucianne
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria do Socorro
metadata.dc.description.resumo: A Alfabetização Científica é importante para que os cidadãos sejam capazes de atuarem de maneira mais inteligente e produtiva nos assuntos relacionados à esfera científica. Desta forma, podem elevar o conhecimento e encorajar as outras pessoas a desenvolver o senso crítico exercendo sua dignidade democrática. Para que tal pesquisa tivesse êxito, realizou-se durante o estágio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas o Projeto de Intervenção embasado nas dificuldades apresentadas pelos alunos em realizar leituras e interpretar textos. O Projeto foi elaborado para que os alunos do CEAFA realizassem a leitura e interpretação de textos direcionados ao ensino de Ciências, com intuito de trabalhar a parte da Alfabetização Científica, voltado a problemática da dificuldade apresentada por estes alunos em ler e interpretar textos. Contudo, vale destacar que para que este processo ocorra como o planejado é fundamental inserir alguns tipos de gêneros textuais como: história em quadrinhos, letras de músicas, poemas e poesias, textos científicos. Esses por sua vez são uma forma de incentivar e motivar os estudantes a ler, devido a dinâmica na linguagem em cada tipo de texto e sua representatividade no Ensino de Ciências. Para mais os resultados foram proveitosos, pois foi possível perceber que os estudantes apresentavam dificuldade para ler e interpretar e após todas as aulas abordando essa temática percebeu-se o desenvolvimento da leitura, salientando a forma pausada de ler respeitando pontos e vírgulas, a compreensão de qual o gênero textual e ao que se refere, facilidade em responder as perguntas com sua própria opinião acerca do que o texto apresentou. Por fim, para que próximas pesquisas relacionadas a esse tema sejam levantadas é sugerido ao autor que tenha calma e seja otimista, pois a arte de ler e interpretar é vagarosa e leva tempo, mas os resultados, que sejam mínimos, são valiosos.
Abstract: Scientific Literacy is that the smartest citizens can act in their way of being productive and in matters related to the scientific sphere. In this way, people can become aware of and encourage others to develop critical thinking by exercising their express authority. For such research to be successful, it was carried out during the stage in science of the Licentiate course in biological learning difficulties in carrying out studies and studies. The Project was designed for CEAFA students to read and interpret texts aimed at Science students, with students working in the Scientific Literacy part, teaching problematic problems presented by them in reading and interpreting. It is worth noting that for this process to be determined as types or planned, it is essential to insert items from textual genres such as comics, poems and poetry, scientific texts. These in turn are a form of stimulus and motivation for students, due to a dynamic language in each type of text and its representativeness in Science Teaching. For all the fruitful results, as it was possible for the students to have difficulties in interpreting and visualizing the possible results as all classes addressing this weighty interpretation considered the development of reading, making the paused form of understanding more understandable and visually vistargulas, the understanding which the textual genre and what it refers to, easily answering the questions with their own opinion about what the text presented. Why the next ones related to this theme are sought, the author is sought after to be calm, be optimistic, because the art of being calm, be optimistic, because the art of being calm, so that the results are close to a time, but the results that are close to this time are important.
Keywords: Projects
Letramento Científico
Internship
Incentivo
Motivation
Intervenção
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2572
Issue Date: 3-Jun-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC Rafa Neves final .pdfTCC ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS655,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.