Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Lucianne-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria do Socorro-
dc.creatorSantos, Rafael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750056330754952pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T17:06:31Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-06-27T17:06:31Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2572-
dc.description.abstractScientific Literacy is that the smartest citizens can act in their way of being productive and in matters related to the scientific sphere. In this way, people can become aware of and encourage others to develop critical thinking by exercising their express authority. For such research to be successful, it was carried out during the stage in science of the Licentiate course in biological learning difficulties in carrying out studies and studies. The Project was designed for CEAFA students to read and interpret texts aimed at Science students, with students working in the Scientific Literacy part, teaching problematic problems presented by them in reading and interpreting. It is worth noting that for this process to be determined as types or planned, it is essential to insert items from textual genres such as comics, poems and poetry, scientific texts. These in turn are a form of stimulus and motivation for students, due to a dynamic language in each type of text and its representativeness in Science Teaching. For all the fruitful results, as it was possible for the students to have difficulties in interpreting and visualizing the possible results as all classes addressing this weighty interpretation considered the development of reading, making the paused form of understanding more understandable and visually vistargulas, the understanding which the textual genre and what it refers to, easily answering the questions with their own opinion about what the text presented. Why the next ones related to this theme are sought, the author is sought after to be calm, be optimistic, because the art of being calm, be optimistic, because the art of being calm, so that the results are close to a time, but the results that are close to this time are important.pt_BR
dc.description.resumoA Alfabetização Científica é importante para que os cidadãos sejam capazes de atuarem de maneira mais inteligente e produtiva nos assuntos relacionados à esfera científica. Desta forma, podem elevar o conhecimento e encorajar as outras pessoas a desenvolver o senso crítico exercendo sua dignidade democrática. Para que tal pesquisa tivesse êxito, realizou-se durante o estágio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas o Projeto de Intervenção embasado nas dificuldades apresentadas pelos alunos em realizar leituras e interpretar textos. O Projeto foi elaborado para que os alunos do CEAFA realizassem a leitura e interpretação de textos direcionados ao ensino de Ciências, com intuito de trabalhar a parte da Alfabetização Científica, voltado a problemática da dificuldade apresentada por estes alunos em ler e interpretar textos. Contudo, vale destacar que para que este processo ocorra como o planejado é fundamental inserir alguns tipos de gêneros textuais como: história em quadrinhos, letras de músicas, poemas e poesias, textos científicos. Esses por sua vez são uma forma de incentivar e motivar os estudantes a ler, devido a dinâmica na linguagem em cada tipo de texto e sua representatividade no Ensino de Ciências. Para mais os resultados foram proveitosos, pois foi possível perceber que os estudantes apresentavam dificuldade para ler e interpretar e após todas as aulas abordando essa temática percebeu-se o desenvolvimento da leitura, salientando a forma pausada de ler respeitando pontos e vírgulas, a compreensão de qual o gênero textual e ao que se refere, facilidade em responder as perguntas com sua própria opinião acerca do que o texto apresentou. Por fim, para que próximas pesquisas relacionadas a esse tema sejam levantadas é sugerido ao autor que tenha calma e seja otimista, pois a arte de ler e interpretar é vagarosa e leva tempo, mas os resultados, que sejam mínimos, são valiosos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Neves dos Santos (rafael.neves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T16:21:05Z No. of bitstreams: 1 TC Rafa Neves final .pdf: 671421 bytes, checksum: a2cf9fd8187a78e4cb5e76d148a2b14e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T17:06:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Rafa Neves final .pdf: 671421 bytes, checksum: a2cf9fd8187a78e4cb5e76d148a2b14e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T17:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Rafa Neves final .pdf: 671421 bytes, checksum: a2cf9fd8187a78e4cb5e76d148a2b14e (MD5) Previous issue date: 2022-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, M.J.P; CASSIANI, S; OLIVEIRA, O.B. Leitura e Escrita em Aulas de Ciências: Luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras. 2008. ALMEIDA, S. Como usar a música na educação infantil. Guarabira, 2007. BAUER, M.W.; GASKELL, G; ALLUM,N.C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Ed. Vozes. Petrópolis, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017.Disponível em:<htpp://basenacionalcomum.gov.br/images/BNCC_publicacao.pf>. acesso em: 07/11/2021. BRASIL, Diretrizes curriculares da educação básica: Secretaria de estado da educação do Paraná/ Língua Portuguesa, 2008. Disponível em :http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/ Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm Acesso em: 28 set. 2021. BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy. In: The science teacher. v. 62, n. 7, p. 28-33, United States, 1995. CALAZANS, F.. História em quadrinhos na escola. p.47. São Paulo: Paulus, 2005. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. CHASSOT, A. Catalisando transformações na educação. (inédito). Educação conSciência. Editora Unijuí. Ijuí, 2003. CICUTO, C. A. T. CORREIA, P.R.M. Estratégias para elaborar mapas conceituais: em busca do pensamento crítico no contexto da educação para a sustentabilidade. Águas de Lindóia-SP, 2013. DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE. Declaración sobre la ciência y el uso del saber científico, 1999. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. São Paulo: Papirus, 2010 ECCO, I. Do legado freireano: virtudes docentes para a educação humanizadora. In: DALLA, C., A. A.; ZARO, J; COSTA, S.J. da (orgs.). Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedade pósmoderna. Santa Maria: Biblios, 2015. EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FABRI, F. SILVEIRA, R. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Ponta Grossa, 2012. FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. p.4. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1999. HAZEN, R. M.; TREFIL J. (1995). Saber ciência. São Paulo: Cultura Editores Associados. KAUFMAN, A.M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995. LAUGKSCH, R.C. Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, Hoboken, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001. LORENZETTI, L. Alfabetização Científica e Educação CTS. Grupo tecido: cem anos de esperança: articulações entre a educação CTS e os estudos freireanos. UFV, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4WPBhtPt3RY Acesso em: 27/08/2021. LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2000. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A., MACHADO, A.; BEZERRA, M. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MILLER, J.D. The measurement of civic scientific literacy. Public Understand of Science, v. 7, n. 3, p. 203-223, 1998. MILLAR, R. Towards a science curriculum for public understanding. School Science Review, v. 77, n. 280, p. 7-18, 1996. NATIONAL SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION. NSTA position statement on school science education for th 70s. National Science Teachers Association. Committee on Curriculum Studies, K-12, Washington: The Association, 1971. NIZ, C.; TEZANI, T.; PERSICHETO, A. Alfabetização e Letramento Científico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): refletindo sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Communistas, jul-dez-2020. ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. PAVIOTI, L. ALTARUGIO, M. EXPLORANDO A INTERFACE DO LÚDICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS MÚSICAS DO GRUPO PALAVRA CANTADA. Universidade Federal do ABC- UFABC, Maceió, 2020. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. campinas: Editora da UNICAMP, 2009. RITER, C. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. SCHWAN, F. MALESCZYK, R. WENZE, J. A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA. Cerro Largo, RS. 2017. SHEN. B. S.P. Science Literacy. American Scientist. V. 63, p. 265-268, 1975. SILVA, N. S.; AGUIAR, J.O.G. A estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso e apropriação da linguagem científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 801-816, 2014. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998. SOLÉ, I. Estratégias de leitura.6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SUISSO, C; GALIETA, T. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 991-1009. 2005. WOLF, M. O Cérebro no Mundo Digital: Os desafios da leitura na nossa era. Ed. Contexto. Califórnia, Los Angeles. 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.subjectLetramento Científicopt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectIncentivopt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.title.alternativeScientific Literacy: The Practice of Reading and Interpreting Texts in Science Teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Rafa Neves final .pdfTCC ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS655,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.