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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM GOIÁS E A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
metadata.dc.creator: Bastos, Charles Lourneço de
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Eneida Aparecida Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.description.resumo: O Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado em Goiás para atender ao distanciamento social, dada a pandemia da covid-19. A comunicação entre professor e aluno é primordial para a qualidade da educação ofertada e essa nova realidade na sociedade modificou as relações entre os sujeitos. Em Goiás, o ERE foi caracterizado pelo regime especial de aulas não presenciais (REANP) com ações que surgiam nas escolas na busca de manter a oferta de ensino e que eram validadas por meio de Resoluções e Normativas. Propôs-se a investigação, mediante observações sobre o ERE em escolas públicas (estadual/municipal), análise de documentações regulamentares do REANP e revisão da literatura, das formas de comunicação entre os sujeitos e angústias que tais sujeitos apresentavam como consequência do período pandêmico. Procurou-se responder a perguntas como: Como fica a comunicação, o diálogo, a interação no ensino remoto? As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) conseguem ser a ponte entre os sujeitos? As TDIC estão disponíveis para todos os sujeitos? Os profissionais da educação estão aptos a lidar com um novo fazer pedagógico? Produções científicas de autores como Freire, Vygotsky, Durán, Lévy, Molon, Nóvoa e outros formam base de estudo na pesquisa que envolve ERE, comunicação, TDIC, distanciamento social, socialização e pedagogia. Espera-se que o texto possa caracterizar a comunicação entre os sujeitos de escolas de Goiás em meio ao referido período pandêmico.
Abstract: Emergency Remote Teaching (ERE) was implemented in Goiás to meet social distancing, given the covid-19 pandemic. Communication between teacher and student is essential for the quality of education offered and this new reality in society has changed the relationships between subjects. In Goiás, the ERE was characterized by the special regime of non-face-to-face classes (REANP) with actions that emerged in schools in an attempt to maintain the offer of education and that were validated through Resolutions and Regulations. The investigation was proposed, through observations on the ERE in public schools (state/county), analysis of regulatory documentation of REANP and review of the literature, forms of communication between subjects and anxieties that such subjects presented as a consequence of the pandemic period. We sought to answer questions such as: How is communication, dialogue, interaction in remote teaching? Can digital information and communication technologies (DICT) be the bridge between subjects? Are the DICT available to all subjects? Are education professionals able to deal with a new pedagogical practice? Scientific productions by authors such as Freire, Vygotsky, Durán, Lévy, Molon, Nóvoa and others form the basis of study in research that involves ERE, communication, DICT, social distancing, socialization and pedagogy. It is expected that the text can characterize the communication between the subjects of schools in Goiás in the midst of the aforementioned pandemic period.
Keywords: Comunicação
Educação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2571
Issue Date: 22-Apr-2022
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



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