Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida Aparecida Machado-
dc.contributor.referee2Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.creatorBastos, Charles Lourneço de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993182268768295pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T16:46:01Z-
dc.date.available2026-05-18-
dc.date.available2022-06-27T16:46:01Z-
dc.date.issued2022-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2571-
dc.description.abstractEmergency Remote Teaching (ERE) was implemented in Goiás to meet social distancing, given the covid-19 pandemic. Communication between teacher and student is essential for the quality of education offered and this new reality in society has changed the relationships between subjects. In Goiás, the ERE was characterized by the special regime of non-face-to-face classes (REANP) with actions that emerged in schools in an attempt to maintain the offer of education and that were validated through Resolutions and Regulations. The investigation was proposed, through observations on the ERE in public schools (state/county), analysis of regulatory documentation of REANP and review of the literature, forms of communication between subjects and anxieties that such subjects presented as a consequence of the pandemic period. We sought to answer questions such as: How is communication, dialogue, interaction in remote teaching? Can digital information and communication technologies (DICT) be the bridge between subjects? Are the DICT available to all subjects? Are education professionals able to deal with a new pedagogical practice? Scientific productions by authors such as Freire, Vygotsky, Durán, Lévy, Molon, Nóvoa and others form the basis of study in research that involves ERE, communication, DICT, social distancing, socialization and pedagogy. It is expected that the text can characterize the communication between the subjects of schools in Goiás in the midst of the aforementioned pandemic period.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado em Goiás para atender ao distanciamento social, dada a pandemia da covid-19. A comunicação entre professor e aluno é primordial para a qualidade da educação ofertada e essa nova realidade na sociedade modificou as relações entre os sujeitos. Em Goiás, o ERE foi caracterizado pelo regime especial de aulas não presenciais (REANP) com ações que surgiam nas escolas na busca de manter a oferta de ensino e que eram validadas por meio de Resoluções e Normativas. Propôs-se a investigação, mediante observações sobre o ERE em escolas públicas (estadual/municipal), análise de documentações regulamentares do REANP e revisão da literatura, das formas de comunicação entre os sujeitos e angústias que tais sujeitos apresentavam como consequência do período pandêmico. Procurou-se responder a perguntas como: Como fica a comunicação, o diálogo, a interação no ensino remoto? As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) conseguem ser a ponte entre os sujeitos? As TDIC estão disponíveis para todos os sujeitos? Os profissionais da educação estão aptos a lidar com um novo fazer pedagógico? Produções científicas de autores como Freire, Vygotsky, Durán, Lévy, Molon, Nóvoa e outros formam base de estudo na pesquisa que envolve ERE, comunicação, TDIC, distanciamento social, socialização e pedagogia. Espera-se que o texto possa caracterizar a comunicação entre os sujeitos de escolas de Goiás em meio ao referido período pandêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Charles Lourenço de Bastos (charles.lourenco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-24T20:43:19Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado CHARLES,  Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE e a Ata de defesa. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-06-27T10:28:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Charles Lourenço de Bastos (charles.lourenco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T12:54:13Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5) 4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf: 513318 bytes, checksum: 29082c26f27fc0994b3b1a91fb5eed8d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Charles, informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação.   Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  termo_de_autorizacao.pdf (ifgoiano.edu.br) Atenciosamente, on 2022-06-27T13:22:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Charles Lourenço de Bastos (charles.lourenco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T16:20:04Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5) 4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf: 513318 bytes, checksum: 29082c26f27fc0994b3b1a91fb5eed8d (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf.pdf: 123114 bytes, checksum: 27cb3a76dcb9e47b0382008a0575a2b8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T16:45:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5) 4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf: 513318 bytes, checksum: 29082c26f27fc0994b3b1a91fb5eed8d (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf.pdf: 123114 bytes, checksum: 27cb3a76dcb9e47b0382008a0575a2b8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-27T16:45:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5) 4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf: 513318 bytes, checksum: 29082c26f27fc0994b3b1a91fb5eed8d (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf.pdf: 123114 bytes, checksum: 27cb3a76dcb9e47b0382008a0575a2b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T16:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Charles_Bastos.pdf: 381183 bytes, checksum: 7fecdc0658c9fa79e90439578d366196 (MD5) 4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf: 513318 bytes, checksum: 29082c26f27fc0994b3b1a91fb5eed8d (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf.pdf: 123114 bytes, checksum: 27cb3a76dcb9e47b0382008a0575a2b8 (MD5) Previous issue date: 2022-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM GOIÁS E A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Charles_Bastos.pdf372,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4. ATA DE DEFESA - ECNEM - Charles Lourenço de Bastos.pdf501,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf.pdf120,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.