Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO SOBRE O CERRADO: COMO A BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO AFETAM O PNLD?
Título(s) alternativo(s): Teaching about the Cerrado: How the BNCC and the New High School affect the PNLD?
Autor(es): Silva , Bruno Ferreira da
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Resumo: O trabalho destina-se a analisar os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo PNLD no ciclo 2021-2023 e entender como os conteúdos relacionados ao bioma Cerrado são apresentados em tais materiais após a reforma do ensino médio e a adequação às diretrizes da BNCC. Além de perceber como essa nova configuração do ensino médio influencia na educação significativa dos alunos como membros ativos do meio social. A partir da ótica da abordagem usada para tratar sobre o bioma Cerrado em tais livros, é possível entender que há ainda uma discrepância entre o que se propõe contemplar como habilidades e competências da BNCC e os conteúdos apresentados nos livros. Verificou-se que há uma supressão dos conteúdos em decorrência da nova carga horária, que impacta diretamente no aprendizado significativo dos alunos e seu desempenho em avaliações e vestibulares.
Abstract: The work is intended to analyze the Natural Science books approved by the PNLD for the 2021-2023 cycle and understand how the contents related to the Cerrado biome are presented in such materials after the reform of high school, the adequacy of the books to the BNCC guidelines and how this new teaching format allied to the technical education project influence the meaningful education of students as active members of the social environment. From the perspective of the approach used to deal with the Cerrado biome in such books, it is possible to understand that there is still a discrepancy between what is proposed to be contemplated as skills and competences of the BNCC and the contents offered in the books. In addition to the suppression of content due to the new workload, which directly impacts the significant learning of students and their performance in assessments and entrance exams.
Palavras-chave: Bioma Cerrado; PNLD.
Ensino de ciências
Novo ensino médio
Cerrado Biome; Science teaching; New high school; PNLD.
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2570
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Bruno_Ferreira_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.