Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2569
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Autor(es): | Sousa, Letícya Monteiro de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Renata Rolins da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de |
Segundo Membro da Banca: | Ferreira, Gustavo Lopes |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I e II no contexto da pandemia de COVID-19, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres. O Estágio é um componente curricular obrigatório e fundamental para a formação de professores da área de Ciências Biológicas. A Educação foi conduzida a novos rumos após o surto do vírus Sars-CoV-2, causador da pandemia de COVID-19. O isolamento e o distanciamento social foram medidas restritivas tomadas a fim de evitar maior disseminação do vírus, fazendo com que, consequentemente, o ensino remoto emergencial fosse adotado pelas instituições escolares com a finalidade de manter as atividades de ensino. Diante dos novos desafios, a formação de professores foi modificada e o Estágio Supervisionado do Campus Ceres do IF Goiano acompanhou esse movimento. Tendo em vista a importância deste momento formativo e das alterações necessárias à formação de professores durante a pandemia, esse trabalho tem o intuito de relatar as experiências vividas pela licencianda nos Estágios Supervisionados I e II realizados no Ensino Fundamental II - Anos Finais. |
Abstract: | This paper is a report of the experiences of the Supervised Internships I and II in the context of the COVID-19 pandemic, in the Biological Sciences Undergraduate course at the Instituto Federal Goiano Campus Ceres. The Internship is a mandatory and fundamental curricular component for the formation of teachers in the area of Biological Sciences. However, Education was led to new directions after the outbreak of the Sars-CoV-2 virus, the cause of the COVID-19 pandemic. Isolation and social distancing were restrictive measures taken in order to avoid further dissemination of the virus, and, consequently, emergency remote education was adopted by schools in order to maintain teaching activities. Faced with these new challenges, teacher training has been modified and the Supervised Internship of the Ceres Campus of the IF Goiano has followed this movement. In view of the importance of this formative moment and the necessary changes in teacher education during the pandemic, this paper aims to report the experiences lived by the undergraduate student in the Supervised Internships I and II held in Fundamental Education II - Final Years. |
Palavras-chave: | Alternativas formativas Formação docente Ensino não presencial Formative alternatives Teacher education Non-presential education |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2569 |
Data do documento: | 25-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Letícya Monteiro de Sousa.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.