Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Professor criativo: uma nova abordagem do ensino de ciências da natureza para o Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Creative teacher: a new approach to nature science teaching for high school |
Autor(es): | Gomes, Allan Pablo |
Primeiro Orientador: | Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
Primeiro Membro da Banca: | Santos, Maria Lícia dos |
Segundo Membro da Banca: | Oliveira, Renata Rolins da Silva |
Resumo: | Atualmente, a importância do professor criativo no contexto escolar tem sido de extrema importância, visto que a formação dos alunos em busca da adequação a globalização requer e muito a capacidade criativa deles. No entanto, há muitos desafios a serem enfrentados pelos professores criativos de ciências da natureza do Novo Ensino Médio, pois, apesar da recente mudança da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), requerendo em uma das suas competências, a criatividade, não há muitos referenciais teóricos disponíveis nas principais bases de dados científicos brasileiro. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão literária e um relato de experiência do ser professor criativo partindo de uma visão para o novo ensino médio, despertando o agir criativo dos alunos no processo. No primeiro tópico da discussão, o artigo descreve as implicações da nova BNCC e o professor criativo. No segundo, há um maior levantamento do professor criativo e suas principais características no proceder em sala de aula. E por fim, na terceira discussão, o artigo relata uma experiência vivenciada pela criatividade de um professor em sua área da ciência da natureza, na apresentação de um material didático onde houve um despertar desta habilidade em seus alunos. As observações levam a confirmação de que o agir criativo do professor afeta diretamente os alunos em sala, instigando-os no desenvolver de sua própria criatividade. Portanto, espera-se que as informações aqui presentes, bem como os resultados apresentados possam auxiliar mais professores a desenvolverem sua criatividade e a de seus alunos em sala de aula. |
Abstract: | Currently, the importance of the creative teacher in the school context has been extremely important, since the formation of students in search of adaptation to globalization requires a lot of their creative capacity. However, there are many challenges to be faced by creative teachers of natural sciences, despite the recent change of the National Common Curricular Base (BNCC), requiring creativity in one of its competences, there are not many references theories available in the main Brazilian scientific databases. In this sense, this article aims to present a literary review and an experience report of being a creative teacher starting from a vision for the new high school, awakening the creative action of students in the process. In the first topic of discussion, the article describes the implications of the new BNCC and the creative teacher. In the second, there is a greater survey of the creative teacher and their main characteristics in the classroom. And finally, in the third discussion, the article reports an experience lived by the creativity of a teacher in his area of natural science, in the presentation of a didactic material where there was an awakening of this ability in his students. The observations lead to confirmation that the teacher's creative action directly affects students in the classroom, encouraging them to develop their own creativity. Therefore, it is expected that the information presented here, as well as the results presented, can help more teachers to develop their creativity and that of their students in the classroom. |
Palavras-chave: | BNCC Ciências da natureza Criação de material didático Novo ensino médio Professor criativo |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2553 |
Data do documento: | 4-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf | 402,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf | Ata de defesa | 485,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE_Allan Pablo Gomes.pdf | 111,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.