Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3243079818409002 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Lícia dos | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Renata Rolins da Silva | - |
dc.creator | Gomes, Allan Pablo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482416442901792 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T00:53:34Z | - |
dc.date.available | 2026-05-19 | - |
dc.date.available | 2022-06-09T00:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2553 | - |
dc.description.abstract | Currently, the importance of the creative teacher in the school context has been extremely important, since the formation of students in search of adaptation to globalization requires a lot of their creative capacity. However, there are many challenges to be faced by creative teachers of natural sciences, despite the recent change of the National Common Curricular Base (BNCC), requiring creativity in one of its competences, there are not many references theories available in the main Brazilian scientific databases. In this sense, this article aims to present a literary review and an experience report of being a creative teacher starting from a vision for the new high school, awakening the creative action of students in the process. In the first topic of discussion, the article describes the implications of the new BNCC and the creative teacher. In the second, there is a greater survey of the creative teacher and their main characteristics in the classroom. And finally, in the third discussion, the article reports an experience lived by the creativity of a teacher in his area of natural science, in the presentation of a didactic material where there was an awakening of this ability in his students. The observations lead to confirmation that the teacher's creative action directly affects students in the classroom, encouraging them to develop their own creativity. Therefore, it is expected that the information presented here, as well as the results presented, can help more teachers to develop their creativity and that of their students in the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, a importância do professor criativo no contexto escolar tem sido de extrema importância, visto que a formação dos alunos em busca da adequação a globalização requer e muito a capacidade criativa deles. No entanto, há muitos desafios a serem enfrentados pelos professores criativos de ciências da natureza do Novo Ensino Médio, pois, apesar da recente mudança da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), requerendo em uma das suas competências, a criatividade, não há muitos referenciais teóricos disponíveis nas principais bases de dados científicos brasileiro. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão literária e um relato de experiência do ser professor criativo partindo de uma visão para o novo ensino médio, despertando o agir criativo dos alunos no processo. No primeiro tópico da discussão, o artigo descreve as implicações da nova BNCC e o professor criativo. No segundo, há um maior levantamento do professor criativo e suas principais características no proceder em sala de aula. E por fim, na terceira discussão, o artigo relata uma experiência vivenciada pela criatividade de um professor em sua área da ciência da natureza, na apresentação de um material didático onde houve um despertar desta habilidade em seus alunos. As observações levam a confirmação de que o agir criativo do professor afeta diretamente os alunos em sala, instigando-os no desenvolver de sua própria criatividade. Portanto, espera-se que as informações aqui presentes, bem como os resultados apresentados possam auxiliar mais professores a desenvolverem sua criatividade e a de seus alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Allan Pablo Gomes (allan.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-05-31T22:53:47Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ALLAN, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-06-01T13:47:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Allan Pablo Gomes (allan.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-03T20:33:14Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ALLAN, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE e a Ata de defesa. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-06-06T10:28:40Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Allan Pablo Gomes (allan.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-08T02:43:49Z No. of bitstreams: 2 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 497530 bytes, checksum: deec1fd181ff291e66e932045bb9bf75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-09T00:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 497530 bytes, checksum: deec1fd181ff291e66e932045bb9bf75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-09T00:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 497530 bytes, checksum: deec1fd181ff291e66e932045bb9bf75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-09T00:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf: 412010 bytes, checksum: b6d23b9e5bef0380caa56b3f79dce66a (MD5) Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 497530 bytes, checksum: deec1fd181ff291e66e932045bb9bf75 (MD5) Previous issue date: 2022-05-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Criação de material didático | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Professor criativo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Professor criativo: uma nova abordagem do ensino de ciências da natureza para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Creative teacher: a new approach to nature science teaching for high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Allan Pablo Gomes.pdf | 402,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Allan Pablo Gomes - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf | Ata de defesa | 485,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE_Allan Pablo Gomes.pdf | 111,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.