Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2547
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP): APRENDENDO SOBRE E PARA A DOCÊNCIA
metadata.dc.creator: Santana, Deborah Vaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.description.resumo: Este artigo investiga o relato de experiência com os projetos de ensino realizados no âmbito do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2013-2017) e na RP - Residência Pedagógica (2018-2019) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano Campus Urutaí. A partir da perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa, documental, descritiva e reflexiva da formação de professores, foram investigados sete projetos desenvolvidos e registrados pela autora principal deste artigo em relatórios e/ou portfólios apresentados na finalização dos dois programas. Como resultado, temos os projetos de ensino como uma metodologia que possibilita oportunidades de aprendizagem da e sobre a docência, especialmente para os licenciando em Ciências Biológicas bolsistas do PIBID e da RP; e a produção de conhecimento no campo das políticas públicas de formação de professores.
Abstract: This article investigates the experience report with the teaching projects carried out within the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (2013-2017) and in the Pedagogical Residency (2018-2019) in the Degree course in Biological Sciences of the IF Goiano Campus Urutaí. From the methodological perspective of qualitative, documentary, descriptive and reflective research of teacher education, seven projects developed and registered by the lead author of this article were investigated in reports and/or portfolios presented at the end of the two programs. As a result, we have teaching projects as a methodology that enables learning opportunities and about teaching, especially for graduates in Biological Sciences scholarship holders of Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship and in the Pedagogical Residency; and the production of knowledge in the field of public policies for teacher training.
Keywords: Iniciação Docente
Residência Pedagógica
Projetos de Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2547
Issue Date: 21-Mar-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEBORAH VAZ SANTANA.pdfTCC623,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.