Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Jussana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.creatorSantana, Deborah Vaz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4418688912923230pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T10:20:55Z-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-06T10:20:55Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2547-
dc.description.abstractThis article investigates the experience report with the teaching projects carried out within the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (2013-2017) and in the Pedagogical Residency (2018-2019) in the Degree course in Biological Sciences of the IF Goiano Campus Urutaí. From the methodological perspective of qualitative, documentary, descriptive and reflective research of teacher education, seven projects developed and registered by the lead author of this article were investigated in reports and/or portfolios presented at the end of the two programs. As a result, we have teaching projects as a methodology that enables learning opportunities and about teaching, especially for graduates in Biological Sciences scholarship holders of Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship and in the Pedagogical Residency; and the production of knowledge in the field of public policies for teacher training.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga o relato de experiência com os projetos de ensino realizados no âmbito do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2013-2017) e na RP - Residência Pedagógica (2018-2019) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano Campus Urutaí. A partir da perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa, documental, descritiva e reflexiva da formação de professores, foram investigados sete projetos desenvolvidos e registrados pela autora principal deste artigo em relatórios e/ou portfólios apresentados na finalização dos dois programas. Como resultado, temos os projetos de ensino como uma metodologia que possibilita oportunidades de aprendizagem da e sobre a docência, especialmente para os licenciando em Ciências Biológicas bolsistas do PIBID e da RP; e a produção de conhecimento no campo das políticas públicas de formação de professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Deborah Vaz Santana (2016101220530030@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-03T19:47:01Z No. of bitstreams: 1 DEBORAH VAZ SANTANA.pdf: 638038 bytes, checksum: d7d7004acb7c4c652c3a98f9c2efd296 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-06T10:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DEBORAH VAZ SANTANA.pdf: 638038 bytes, checksum: d7d7004acb7c4c652c3a98f9c2efd296 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T10:20:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEBORAH VAZ SANTANA.pdf: 638038 bytes, checksum: d7d7004acb7c4c652c3a98f9c2efd296 (MD5) Previous issue date: 2022-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação Docentept_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectProjetos de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP): APRENDENDO SOBRE E PARA A DOCÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORAH VAZ SANTANA.pdfTCC623,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.