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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A NOVA ESTRUTURA EDUCACIONAL
metadata.dc.creator: Silva, Luciária Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Fleury, Luiz Eduardo de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Fleury, Luiz Eduardo de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Natalia Carvalhaes de
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Silvia Reis
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como proposta, refletir a educação brasileira a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que aborda as orientações as quais irão nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Nesse contexto, a BNCC apresenta as competências (gerais e específicas), mediante as habilidades e as aprendizagens essenciais que os alunos precisam desenvolver durante cada etapa da educação básica, compreendida desde Educação Infantil, até o Ensino Médio, buscando assim, reduzir as desigualdades educacionais existentes, ao mesmo tempo que procura nivelar a qualidade do ensino. Neste trabalho serão abordados os principais apontamentos, tais como: histórico do percurso da educação básica brasileira desde a constituição até os dias atuais, bem como a implementação da BNCC, enquanto proposta de currículo escolar. O presente estudo, destaca ainda, a necessidade da formação de professores, para atuar com a nova BNNC, mediante a formação inicial e continuada, tendo em vista os princípios de conhecimentos, a prática e o engajamento no processo para desenvolvimento do currículo. A metodologia que norteia este estudo é de caráter bibliográfico com a revisão de literatura.
Abstract: This study aims to reflect Brazilian education from the National Common Curricular Base (BNCC), a document that addresses the guidelines which will guide the pedagogical teams in the preparation of local curriculum. In this context, BNCC presents the competences (general and specific), through the essential skills and learning that students need to develop during each stage of basic education, ranging from Early Childhood Education to High School, thus seeking to reduce educational inequalities existing, while seeking to level the quality of education. In this work, the main notes will be addressed, such as: history of the path of basic Brazilian education from the constitution to the present day, as well as the implementation of the BNCC, as a proposed school curriculum. The present study also highlights the need for teacher training to work with the new BNNC, through initial and continuing training, in view of the principles of knowledge, practice and engagement in the curriculum development process. The methodology that guides this study is bibliographic with a literature review.
Keywords: BNCC.
Formação Pedagógica.
Equidade educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2541
Issue Date: 9-Feb-2021
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