Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2531
Tipo: Dissertação
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE
Autor(es): Ferreira, Wolney Rodrigues
Primeiro Orientador: Carvalho, Marco Antônio de
Resumo: Este trabalho teve a intenção de pesquisar as práticas educativas na Escola Família Agrícola de Goiás e investigar como essas práticas são desenvolvidas no contexto educacional do Ensino Médio Integrado na atualidade, vivenciadas no espaço escolar. Esta pesquisa foi realizada para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Profissional (ProfEPT/IFES). Nosso objetivo geral visou compreender como acontece o aprendizado das práticas educativas em tempos e espaços alternados, tendo como princípio a Pedagogia da Alternância. Junto ao objetivo geral, estabelecemos três objetivos específicos: a) Analisar a influência da cultura local nas atividades educativas; b) Inferir sobre como as concepções e princípios da Pedagogia da Alternância são utilizados na Efago e; c) Entender como acontecem as atividades práticas discentes nas sessões escola e família. O trabalho foi realizado tendo como referencial filosófico o materialismo histórico-dialético, que reconhece o papel do sujeito, enquanto ser humano agente de transformação da sociedade em que vive e da sua realidade. O método utilizado para esta pesquisa foi o de observação livre, utilizando-se a coleta de dados com a utilização do diário de campo e das entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada, a partir da pesquisa histórica e documental, foi a de analisar documentos, o registro do diário de campo e a análise de entrevistas com os participantes, além dos registros históricos de documentos. A pesquisa indicou, por meio de seus resultados, que as práticas educativas da Efago são realizadas com base na metodologia da Pedagogia da Alternância, mas que nem todos os instrumentos pedagógicos são utilizados. Há três problemas que são considerados desafios para a continuidade da escola: a diminuição significativa do número de estudantes advindos das unidades familiares do campo; a rotatividade e a ausência de formação docente, especialmente, sobre a Educação do Campo e sobre a Pedagogia da Alternância; e a ausência de engajamento dos pais com a escola. O produto educacional teve como proposta um documentário a respeito da caminhada e da luta da escola para manter viva a esperança de uma Educação do Campo no campo, neste projeto utilizamos as entrevistas que foram coletadas na pesquisa de campo.
Abstract: This study was intended to research the educational practices at Escola Família Agrícola de Goiás and to investigate how these practices are applied in the educational context of the Technical Course Integrated to High School nowadays, based on historical and documentary research, experienced in the school space. This research was carried out for the Postgraduate Program in Professional and Technological Education – Professional Master's (ProfEPT/IFES). Our general objective is to understand how the learning of educational practices takes place in alternating times and spaces, having as principle the Pedagogy of Alternation. Specifically, we established three objectives: a) To analyze the influence of local culture on educational activities; b) To infer about how the concepts and principles of Pedagogy of Alternation are used at Efago and c) To understand how the students’ practical activities take place in the school and family sessions. The work was carried out with the historicaldialectical materialism as a philosophical reference, which recognizes the role of the subject as a human being agent of transformation of the society in which they live and of their reality. The method used for this research was free observation, using data collection using the field diary and semi-structured interviews. The technique used was the document analysis of the field diary record, the analysis of interviews with the participants and the historical records of documents from Efago. The research indicated, through its results, that the educational practices of Efago are carried out based on the methodology of the pedagogy of alternation, but that not all pedagogical instruments are used. There are three problems that are considered challenges for the school’s continuity: the significant decrease in the number of students coming from family units in the countryside; the turnover and lack of teacher training, especially on Rural Education and Pedagogy of Alternation; and the lack of parental engagement with the school. The educational product had as proposal a documentary about the school’s journey and the struggle to keep alive the hope of a Rural Education in the countryside, in this project we used the interviews that were collected for the research during the visits.
Palavras-chave: Efago
Pedagogia da Alternância
Educação Profissional e Tecnológica
Educação do Campo
Formação omnilateral
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2531
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS (1).pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons