Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2508
metadata.dc.type: Livro
Title: EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS INOVADORAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS
metadata.dc.creator: Costa, Alan Carlos da
Silva, Iraci Balbina Gonçalves
Santos, Leonardo Nazário Silva dos
Morais, Lídia Maria dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A leitura da presente obra possibilita novos modos de pensar a realidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação, a partir dos processos educativos e formativos, das inovações e adaptações necessárias com o uso das tecnologias, tendo em vista que há um processo que se renova, reconstrói e passa por uma inovação a cada dia. Perante o cenário da pandemia do novo coronavírus, a interface Educação e Inovação se torna ainda mais estreita, ou seja, desdobram-se as práticas pedagógicas enveredadas para a formação de sujeitos cada vez mais críticos, empáticos, humanos e capazes de interagir socialmente nos diversos campos da vida, inclusive no mundo do trabalho. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, em sua essência, legado e impacto para a educação brasileira, busca democratizar tais saberes concernentes ao cenário contemporâneo não apenas através de ações, projetos, pesquisas e oportunidades de estudo, mas também por intermédio de publicações como este livro, que apresenta reflexões teóricas, metodológicas, relatos de experiências exitosas e levantamento de estudos importantes para avançarmos nas pautas da Educação e da Inovação. Afinal, diante da situação pandêmica, terminologias antes desconhecidas por toda uma comunidade escolar, acadêmica, social, digital, já foram incorporadas por todos nós em discursos cotidianos, discussões acadêmicas e práticas pedagógicas. São concepções carregadas de sentidos, epistemes e práticas, como letramento digital, jogos digitais, processos midiáticos, alternativas metodológicas digitais, nomes de aplicativos e ferramentas, entre outros termos que são respaldados nos capítulos desta obra, mencionando-se - ainda e adicionalmente - todo o conjunto de práxis que se perfazem dentro dessa realidade tecnológica e inovadora. Não há como negarmos a necessidade de conhecer, investigar, entender e aplicar essas tecnologias nos diversos ambientes de aprendizado, ou seja, nos processos de aprendizado, assim como não podemos deixar de buscar alternativas e possibilidades para inovarmos em nossas práticas educacionais. Os autores desta obra levantam diversas questões sobre as práticas educacionais, novas tecnologias e alternativas inovadoras para adaptação, e sobretudo formação, dos diversos sujeitos do aprendizado, incluindo os professores, estudantes e toda a comunidade escolar à nova realidade, que exige de nós novos conhecimentos, novos saberes, novas práticas, novos olhares, novas análises e perspectivas. Por fim, novas leituras...
Abstract: The present work enables us to think about new way concerning the reality of teaching, research, extension and innovation, based on educational and training processes, innovations and necessary adaptations with the use of technologies, given that there is a process that is renewed , rebuilt and going through an innovation every day. Considering the scenario of the pandemic of the new coronavirus, the Education and Innovation interface becomes even closer, to the pedagogical practices developed for the formation of individuals as being critical, empathetic, human and capable of socially interacting in the various fields of life, including the world of work. The Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology, in its essence, legacy and impact for Brazilian education, aims to democratize such knowledge concerning the contemporary scenario, not only through actions, projects, research and study opportunities, but also through publications such as this book, which presents theoretical and methodological reflections, reports of successful experiences and a survey of important studies to advance the agendas of Education and Innovation. After all, in the face of the pandemic situation, terminologies previously unknown by an entire school, academic, social, digital community, have already been incorporated by all of us in everyday speeches, academic discussions and pedagogical practices. They are conceptions loaded with meanings, epistemes and practices, such as digital literacy, digital games, media processes, digital methodological alternatives, names of applications and tools, among other terms that are supported in the chapters of this work, mentioning - still and additionally - all the set of praxis that make up within this technological and innovative reality. There is no denying about the need to know, investigate, understand and apply these technologies in different learning environments, in the learning processes, just as we cannot fail to look for alternatives and possibilities to innovate in our educational practices. The authors of this work raise several questions about educational practices, new technologies and innovative alternatives for adapting, and above all training and formation in consideration to the different individuals involved in the learning processes, including teachers, students and the entire school community to the new reality, which requires new knowledge from us. , new knowledge, new practices, new perspectives, new analyzes and perspectives. Finally, new readings...
Keywords: Educação
Inovação
Práticas inovadoras
Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2508
Issue Date: 10-May-2022
Appears in Collections:Editora IF Goiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação e Inovação_IF Goiano_livro_2022.pdfEducação e Inovação: práticas educacionais inovadoras com uso das tecnologias9,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.